Serviços centrais da Biblioteca de Setúbal receberam a maior fatia, com um total de dois milhões, 98 mil e 545 pessoas a utilizarem o equipamento municipal
Entre os utilizadores presenciais e os que recorreram virtualmente aos serviços, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e os seus pólos, bem como a Biblioteca de Azeitão, registaram no passado ano “mais de dois milhões de visitantes”.
Em comunicado, a Câmara de Setúbal dá conta de que “os serviços centrais da Biblioteca de Setúbal receberam a maior fatia, com um total de dois milhões, 98 mil e 545 pessoas a utilizarem o equipamento municipal para a realização de diversas actividades”.
Quer seja “para a realização de trabalhos escolares, para a requisição de livros ou para a utilização dos computadores disponíveis”, a Biblioteca Municipal e os pólos “continuam a ser locais procurados por visitantes de todas as idades, como “estudantes, individuais ou em grupo, e utilizadores gerais, presenciais ou on-line”.
Dezembro foi o mês em que houve “a maior procura, com 276 423 visitantes, seguindo-se Novembro, com 249 666, e Setembro, com 246 203”. Enquanto isso, a Biblioteca de Azeitão recebeu “16 152 visitas em 2022, com o mês de Janeiro a registar a maior afluência em todo o ano, com 1 785 visitantes”.
O pólo de São Julião, apesar de ter estado “encerrado a partir de Setembro para obras de requalificação”, “contou com 2 120 visitantes no ano passado”. Já o pólo da Bela Vista “alcançou perto de duas mil visitas”, com o de Gâmbia a registar 1 286.
De acordo com a autarquia, “outras actividades em destaque são os grupos de leitura dos pólos e das bibliotecas de Setúbal e Azeitão, que promovem reuniões regulares com o objectivo de partilhar a experiência da leitura de um livro, e a leitura de contos infantis que junta alunos de todas as escolas básicas e jardins de infância”.
“Já o projecto “Biblioteca em Casa”, criado durante a pandemia, disponibiliza, gratuitamente, vários títulos do fundo bibliotecário de Setúbal, através de uma plataforma digital”.