No dia 28 de Janeiro de 2023 o Clube de Campismo de Setúbal completou 76 anos de existência. A comemoração foi realizada no Parque de Campismo de Gâmbia, na sala de convívio Bernarde Schramm, inaugurada em 2019.
A sala estava cheia e todas as mesas estavam adornadas com placas que identificavam a flora da nossa Serra da Arrábida. A mesa era composta pelo presidente da direcção do clube, Carlos Cabedal, pelo presidente da mesa da assembleia-geral, Carlos Silvestre, e pela vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho.
Também presentes estiveram associados e convidados, como João Queiroz, presidente da Federação de Campismo, Mário Perdigão, Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, Luís Custódio, presidente da Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, e Nuno Soares, presidente da Associação das Colectividades.
Além de almoço e sessão solene, a cerimónia incluiu a entregue de emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de associativismo. O clube foi fundado após a fusão de alguns campistas e grupos de campistas que existiam em Setúbal, nomeadamente de As Aves Migradoiras, o Grupo Estrela do Sado, Troianos e os Sadinos.
Recordo com saudades a minha infância e adolescência, entre os meus 10 e 16 anos, em que acampávamos na Comenda, no terreno que hoje é o Parque de Merendas, junto à casa do feitor, o senhor Nardi, no Vale de Armelão, terreno cedido aos campistas pelo Conde D’ Armand, em que os campistas fizeram algumas obras.
Era a colónia de férias dos filhos dos operários da CUF Barreiro no interior da Comenda, próximo do Vale de Armelão. Acampávamos também na Arrábida, na Serra de São Luís, em São Paulo e em Palmela, próximo do caminho de ferro.
Todos estes tempos são bons de recordar. Sou o campista mais antigo de Setúbal. Importa também recordar os acampamentos nacionais realizados na Comenda, Tróia, Caldeira e Arrábida. Importa relembrar estes maravilhosos tempos da minha meninice e juventude, no campismo, porque recordar é viver.
Viva Setúbal!