Atribuição de méritos desportivos lotou o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. Carlos Albino prometeu continuar a investir no sector
Cerca de centena e meia de atletas, treinadores e clubes foram distinguidos pela Câmara Municipal da Moita por méritos desportivos. A sessão de homenagem, pelos resultados alcançados em 2022, decorreu no (lotado) Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.
Durante a cerimónia, Carlos Albino, presidente da autarquia, não poupou elogios aos homenageados. “Este reconhecimento público é, sobretudo, um reconhecimento pela sua capacidade de trabalho, resiliência, esforço e dedicação ao desporto”, disse, para frisar de seguida como esses requisitos podem ser determinantes para gerações futuras. “O seu trabalho é, com toda a certeza, um exemplo que os mais jovens, que só agora estão a começar o seu percurso desportivo, quererão ter como referência.”
O autarca abria assim caminho para salientar quão fundamental pode ser para os mais novos a prática desportiva. Até porque, além dos benefícios em termos de saúde, o desporto proporciona sempre “relações interpessoais”, o que contribui para a coesão social. Nesse particular, igualmente “fundamental”, considerou, é o papel desempenhado por clubes e associações. Para o efeito, contudo, são necessárias condições.
E o edil apontou à capacidade instalada no concelho moitense. “Tem a felicidade de contar com inúmeros locais de excelência onde a formação desportiva é uma prioridade e [isso] tem-se revelado nos resultados obtidos e na quantidade de novos atletas espalhados pelo País e pelo estrangeiro, que levam consigo o nome do concelho da Moita, representando-o, muitas vezes, ao mais alto nível”, observou.
Aposta no desporto é para manter
Ao mesmo tempo, Carlos Albino deixou a promessa de que a Câmara Municipal continuará a apoiar as diversas entidades desportivas locais. A aposta em mais e melhores meios e equipamentos não será descurada. A Pista Simplificada de Atletismo, projectada para o espaço do antigo Mercado do Levante da Baixa da Banheira e que deverá envolver clubes e associações, foi exemplo focado pelo chefe do executivo municipal.
“Quando o projecto estiver numa fase mais madura, será dado a conhecer a todo o movimento associativo e às colectividades que praticam desporto, para que possam dar o seu contributo”, anunciou. O intuito é aproveitar esses contributos para que o futuro equipamento possa “corresponder, da melhor forma, àquelas que são as necessidades” daqueles agentes desportivos.
Além dos méritos desportivos, a sessão contemplou ainda a entrega dos prémios da época desportiva 2021-2022 do “AtletisMoita – Torneio de Atletismo das Colectividades do Município da Moita”.
O final da cerimónia ficou marcado pela distinção feita ao União Futebol Clube Moitense. O clube foi agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Desportivo, pelos 100 anos de existência que cumpriu no passado dia 1 de Janeiro.
A sessão foi abrilhantada com apontamentos artísticos a cargo de Projecto Mancallas, Companhia Al Nawal, Sociedade Filarmónica Capricho Moitense e Bateria de Samba da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha”.