29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Executivo de Alcochete aprova projectos de intervenção social para o Bairro do Passil

Executivo de Alcochete aprova projectos de intervenção social para o Bairro do Passil

Executivo de Alcochete aprova projectos de intervenção social para o Bairro do Passil

Investimento ultrapassa os 150 mil euros em contratos-programa no âmbito do Plano de Acção da Operação Integrada Local Alcochete

O Bairro do Passil vai receber quatro projectos de intervenção social, cuja concretização implica um investimento que ultrapassa os 150 mil euros. A verba que vai beneficiar esta zona rural da freguesia de Alcochete foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara da passada quarta-feira.

- PUB -

Estes contratos-programa, no âmbito do Plano de Acção da Operação Integrada Local Alcochete – Bairro do Passil, contam com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência no quadro do investimento “Comunidades em Acção – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”.

O executivo municipal aprovou assim estabelecer dois contratos-programa com a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete, um deles referente à concretização do projecto Centro de Recursos, que envolve um orçamento de 57 mil euros, e um outro direccionado para o Emprego Apoiado, no valor de 15.460,20 euros.

No caso do projecto relativo ao Centro de Recursos, o contrato-programa define as condições e apoios a atribuir para a realização de actividades, por seu lado, o contrato-programa do projecto Emprego Apoiado envolve a realização de acções de formação, pesquisa de empresas, integração em contexto de trabalho e acompanhamento dos beneficiários e dos seus processos e ainda o apoio à integração de pessoas com deficiência.

- PUB -

A Câmara Municipal estabeleceu também um contrato-programa com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo para a concretização do projecto Mercado de Oportunidades.

Trata-se de uma operação que abrange a freguesia de Alcochete, e que contempla actividades como a criação e dinamização de uma Rede de Empregabilidade Local e de um Núcleo Empresarial Local, a dinamização de acções de capacitação em modalidade de workshop, a dinamização de um programa de literacia digital e a articulação com entidades parceiras. Quanto à parte financeira, representa um investimento de 72.918,02 euros.

Na mesma reunião, os eleitos aprovaram ainda um contrato-programa com a Associação para o Desenvolvimento de Alcochete como entidade executora do projecto “Empodera-te”, que tem como actividades a promoção e prevenção nas áreas da violência e igualdade de género através de um plano de formação indoor e outdoor e que tem definida uma verba de 15.466,25 euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -