Setúbal, um bastião do Liberalismo

Setúbal, um bastião do Liberalismo

Setúbal, um bastião do Liberalismo

, Deputada da IL
18 Janeiro 2023, Quarta-feira

Não sendo este o primeiro artigo de opinião em que abordo a implantação e a consolidação das ideias liberais no nosso distrito, escrevo hoje sobre mais um momento importante para todos os liberais e que será concluído esta semana. Falo, evidentemente, das eleições para os órgãos nacionais da Iniciativa Liberal, e, em particular, devido à relevância política e mediática que tem, da eleição para a Comissão Executiva e para a sua presidência.
Desde já, faço aqui uma declaração de interesses – faço parte da equipa do Rui Rocha para a direção do partido, e, por isso, também estarei incluída, como parte interessada, no contexto e no universo que quero abordar.
Pela primeira vez, nos quatro órgãos nacionais do partido (Comissão Executiva, Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição e Conselho de Fiscalização) concorrerão um total de 16 listas, 3 das quais à Comissão Executiva. Em aproximadamente 6.000 membros, cerca de 200 irão ser candidatos aos diferentes órgãos. E é aqui que entra a importância do distrito de Setúbal para a Iniciativa Liberal, tanto a nível interno, como a nível externo.
Deste universo, estimo que os membros dos Núcleos do distrito de Setúbal correspondam a quase 10% dos inscritos, sendo que são muito poucas as listas que não contam com, pelo menos, um membro. Nas mais mediáticas, as listas para a Comissão Executiva e para o Conselho Nacional, o nosso distrito encontra-se bem representado, tanto em termos quantitativos, como qualitativos. E porque conheço as várias pessoas, posso atestar a sua vontade para contribuir para o crescimento da Iniciativa Liberal.
Esta força que Setúbal tem, fez (e ainda fará) com que as várias listas aqui realizassem eventos e, inclusivamente, permitiu que os vários Núcleos do distrito, através da iniciativa do Núcleo de Almada, organizassem o único debate interno entre os três candidatos à Presidência do partido. Um evento que se realizou na semana passada no salão nobre do CIRL – Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, com a moderação de Francisco Rito, diretor do Setubalense, e que se revelou um momento alto do debate político onde os três candidatos foram confrontados com perguntas relacionadas com a realidade do distrito de Setúbal.
Esta força que os membros (e os Núcleos) do distrito de Setúbal têm na Iniciativa Liberal não pode passar despercebida à próxima Comissão Executiva, seja esta qual for. Uma força política que o partido dispõe num dos distritos onde mais se vota à esquerda. Estas pessoas que dedicam o seu tempo, que canalizam as suas energias, saber e competências para uma causa, são também as que defendem os ideais de democracia, de liberdade individual, de liberdade de expressão, de liberdade de escolha, de defesa da propriedade privada e da economia de mercado, sempre que forem chamadas. Uma força que defenderá as ideias da Iniciativa Liberal em todos os próximos desafios eleitorais.
Como disse no meu primeiro artigo aqui n’ O Setubalense, “Sim, o Liberalismo veio para ficar, porque funciona e faz falta, a Setúbal e a Portugal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -