António Costa inaugura residência para 78 idosos na Cova da Piedade

António Costa inaugura residência para 78 idosos na Cova da Piedade

António Costa inaugura residência para 78 idosos na Cova da Piedade

Este equipamento construído de raiz representa um investimento de oito milhões de euros, dos quais 2,7 milhões são PRR

Com cinco pisos e 78 camas para idosos, distribuídas por quartos duplos, individuais e apartamentos, a nova residência Nossa Senhora da Piedade, localizada na Cova da Piedade, vem reforçar a resposta nesta área à população do concelho de Almada.

- PUB -

Programado pelo Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, este equipamento construído de raiz representa um investimento de oito milhões de euros, dos quais 2,7 milhões são provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Foi inaugurado na passada sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, que se fez acompanhar pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Esta residência para idosos é mais um equipamento que vem reforçar a rede de resposta social nesta área que, segundo António Costa, em Portugal “irá aumentar em 30%” até 2026, uma oferta que ficará disponível depois da execução do PRR e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Sociais. “Nunca teríamos a capacidade de, em tão pouco tempo, aumentar em 30% a oferta de camas para idosos se não tivéssemos o PRR”, disse o primeiro-ministro.

- PUB -

António Costa sublinhou ainda que na casa de dois terços da totalidade das verbas do PRR já estão adjudicadas em cerca de 93 mil projectos no conjunto do País, tendo a Comissão Europeia validado a transferência para Portugal de um terço desse montante.

A residência Nossa Senhora da Piedade, em zona central da freguesia, é a terceira resposta neste sector criada pelo Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, que está a comemorar 50 anos de trabalho social no concelho almadense. A primeira pedra foi lançada em Setembro de 2018, rendo a oba começado em Maio de 2021.

Para Ana Mendes Godinho, este equipamento resulta de uma “parceria virtuosa entre o Estado e a Sociedade Civil”, ao mesmo tempo que enalteceu o trabalho do Centro Paroquial por conseguir dar continuidade a esta obra mesmo durante o período de pandemia covi-19.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -