Companhia assinala 47 anos de promoção de cultura
O dia de amanhã é especial para o Teatro Animação de Setúbal (TAS), que assinala o 47.º aniversário com a apresentação da sua mais recente produção, intitulada ‘Mar me Quer’, de Mia Couto, no Teatro de Bolso pelas 21h30.
O espectáculo é de entrada livre, mas requer reserva prévia, estando esta “sujeita à lotação da sala, cujas confirmações deverão ser efectuadas através do endereço de e-mail geral@ tas.pt ou do telefone 932 563 905”.
“Com encenação de Duarte Victor, adaptação teatral de Raquel Cordeiro e interpretações de André Moniz, Olavo Nóbrega e Susana Dagaf, ‘Mar me Quer’ conta a história de Luarmina, uma mulher com relampejos da infância, e de Zeca Perpétuo, um homem cuja infância morreu cedo”, explica o TAS em comunicado.
A peça conta com “personagens de esperança, que resistem às agruras que a vida traz, com alegria e candura poética”. “É uma história de três gerações, feita de passado, de presente e de futuro. Um desafio à imaginação, uma oportunidade para sentir a inventiva linguagem de Mia Couto, um dos autores mais criativos da língua portuguesa”.
Na mesma nota, a companhia relembra que, “no momento em que caminha para as cinco décadas de existência, [é] confrontada com uma colossal injustiça face ao bom resultado obtido nos concursos globais dos apoios sustentados, que contrasta com a decisão da Direcção-Geral das Artes, ao não propor o TAS para apoio nos anos 2023/24”.
Em resposta, o TAS diz estar a preparar “o recurso para contestar uma decisão que considera injustificada e desequilibrada, além de persistir com a sua missão de promover a cultura e as expressões artísticas, numa luta constante para que o teatro seja uma realidade para todos e não só para alguns”.