A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato assinalou o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, informando que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está a trabalhar na simplificação administrativa do setor científico e tecnológico nacional uma vez que a carga burocrática dos investigadores portugueses é significativa.
Com o objetivo de focar mais a atividade dos investigadores na ciência que produzem, e menos na burocracia e justificação de despesa que ainda permeiam o dia-a-dia de um investigador, a Ministra refere que estão a trabalhar em novos procedimentos associados à introdução de custos simplificados aplicados à gestão de projetos. Foram apresentados dois novos programas de financiamento: o ERC-Portugal de Estímulo à Captação de Financiamento Europeu e o Programa Restart.
O programa ERC-Portugal de Estímulo à Captação de Financiamento Europeu permitirá incentivar mais e melhores candidaturas ao European Research Council (ERC), através de uma maior sinergia entre financiamento nacional e europeu.
Com o objetivo de criar emprego altamente qualificado e promover a integração de doutorados no mercado de trabalho, contribuindo para a diminuição da precariedade, serão criados contratos de estímulo ao emprego científico em sectores não académicos, de forma a reforçar as sinergias entre sistema científico e o ecossistema empresarial. Desta forma, as bolsas de doutoramento com planos de trabalho desenvolvidas em ambiente não académico, serão reforçadas.
O programa Restart, pensado para garantir a igualdade de género e o direito à parentalidade, visa apoiar o recomeço das atividades científicas após a parentalidade, promovendo a competitividade numa fase crítica das carreiras das investigadoras. Este programa visa promover a igualdade de género e de oportunidades na ciência, garante a conciliação da vida profissional e pessoal na investigação, de forma que a parentalidade e a construção de uma família sejam compatíveis com o desenvolvimento da carreira profissional para que as jovens mulheres cientistas possam constituir família sem prejudicar a carreira científica.
Ambos os programas foram desenvolvidos tendo em conta o Simplex na Ciência, definido como uma prioridade. Juntos seguimos e cumprimos também no Ensino Superior!