Mostra reúne conjunto de imagens captadas em zona verde do município
A zona da Mata da Machada, no Barreiro, acolhe presentemente uma nova exposição de fotografia da autoria do colectivo Realces, assente numa estratégia de educação para a sustentabilidade desta zona verde do município, numa “responsabilidade partilhada dos valores ambientais e do respeito pelo Planeta”.
A mostra, intitulada “Entre a Arte e a Natureza”, reúne trabalhos dos fotógrafos Hugo de Sousa, Jacinto Policarpo, João Cosme, Nuno Cabrita e Mário Cunha, que abraçaram a missão de partir à descoberta do país, com vista a retratar “a verdadeira beleza das terras lusas”. O resultado desse trabalho, que pode ser apreciado durante as festas que se avizinham, encontra-se agora exposto num percurso de dez imagens desta mata, com vista a documentar espécies e habitats, tendo como missão “criar ligações emocionais entre as pessoas e o seu património natural”.
Rui Pedro Pereira, vereador daquela autarquia, responsável pela divisão de Sustentabilidade Ambiental e pelo Gabinete Técnico Florestal, convida a população a visitar neste âmbito o espaço natural.
“Queremos consciencializar todos quantos nos visitam, e são muitos, para a preservação do património natural e dos recursos naturais de que a nossa Mata dispõe e incentivar, também desta forma, à adopção de padrões de consumo e estilos de vida com menor impacto ambiental e carbónico”, explica. O responsável lembra que “todos somos parte da solução face aos problemas ambientais e todos podemos manter uma relação saudável com o ambiente que nos rodeia”.