Enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica asseguram Consulta de Plano de Parto
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou na última sexta-feira que já tem disponível “uma Consulta de Plano de Parto”, que visa “esclarecer os futuros pais, diminuir a ansiedade e promover a autonomia da grávida nas várias fases de traba lho de parto”.
A consulta é assegurada “por enfer meiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica”, do respectivo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, indica a uni dade hospitalar, em nota de Imprensa. Citada na mesma nota, Rosália Marques, enfermeira chefe do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica e Ginecológica, sublinha que a nova consulta “insere-se na estratégia do HGO de aproximação à comunida de”.
E adianta que “na consulta é dado espaço para que os casais pos sam colocar todas as questões e ver esclarecidas as suas dúvidas sobre a importante etapa nas suas vidas”. Com uma duração média de 30 minu tos, a consulta de plano de parto “pode funcionar presencialmente ou à distân cia” e “decorre às segundas e quartas-fei ras, entre as 13h30 e as 15h30”, informa o HGO.
Os interessados devem efec tuar marcação “através do e-mail cons.enferm.plano.parto@hgo.min-saude. pt”, no qual deverão fazer constar as seguintes informações: nome, morada, contacto telefónico e de e-mail, n.º de utente e data provável do parto.
O HGO lembra que é certificado pe la UNICEF como “Hospital Amigo dos Bebés, desde 2005”, e assume-se co mo unidade perinatal diferenciada que atende “utentes da zona sul do País e Ilhas com capacidade de assistência multidisciplinar para as patologias as sociadas ou coexistentes na gravidez”.