Trabalho do poeta que vive em Azeitão apresentado 25 anos depois de receber Prémio Revelação
O livro “Criptopórtico”, da autoria de Ruy Ventura, poeta que vive em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, é publicado por estes dias na ‘Officium Lectionis’, editora do Porto.
A obra reúne, em mais de duzentas páginas, cerca de trinta anos de poesia escrita por Ruy Ventura, natural de Portalegre, onde nasceu em 1973. A edição – limitada – comemora a passagem de três décadas sobre os primeiros poemas que editou, podendo ser pedida através do endereço eletrónico officiumlectionis@gmail.com.
Além disso, a publicação é apresentada um quarto de século depois de atribuído o Prémio Revelação de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores, à sua primeira obra, “Arquitectura do Silêncio”, vinda a lume no ano 2000.
A referida distinção deu início a uma já extensa bibliografia, onde se incluem mais de uma dezena de livros de poesia, bem como obras de investigação e ensaio. São disso exemplo “A Chave de Sebastião da Gama” e “Sob os braços da azinheira – leituras de Fátima”.
A poesia de Ruy Ventura está publicada em vários países, nomeadamente em Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Itália e Alemanha, e foi traduzida para várias línguas.
O poeta é, também, colaborador da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica do Porto, e investigador integrado do Centro de Estudos em Artes, Arqueologia e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra.
É nesta instituição que prepara actualmente uma tese de doutoramento sobre uma parte da escultura sacra da margem sul do Tejo, nomeadamente da Arrábida e do Alto Alentejo.