1 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Mostra “Azulejo Polaroid Studio” abre ao público a 3 de Dezembro no Barreiro

Mostra “Azulejo Polaroid Studio” abre ao público a 3 de Dezembro no Barreiro

Mostra “Azulejo Polaroid Studio” abre ao público a 3 de Dezembro no Barreiro

Exposição na biblioteca vai manter-se naquele espaço entre o mês de Dezembro e 12 de Fevereiro

 

A Biblioteca do Barreiro acolhe a partir de 3 de Dezembro, pelas 16 horas, até 12 de Fevereiro, a exposição “Azulejo Polaroid Studio” do fotógrafo Ricardo Quaresma Vieira, que decidiu criar um ‘back polaroid’ para a sua máquina de grande formato dos anos 60, onde “o principal intuito é fotografar pessoas, fazer retratos, dar tempo à pose e técnica fotográfica”.

- PUB -

Os visitantes podem conhecer este trabalho entre as 14 e as 20 horas, numa apresentação onde é utilizada a técnica de “Emulation lifting”, que consiste “em retirar a emulsão/gelatina da fotografia polaroid”, aplicando a imagem em azulejo. Deste modo materializa-se o momento “utilizando uma técnica fotográfica analógica, cheia de imperfeições e imprevistos, onde a dificuldade de obter uma boa imagem é o desafio para a criação artística”, refere a autarquia.

Natural de Pontével, Ricardo Quaresma Vieira começou a fazer exposições com apenas 15 anos, dada a sua “forte ligação à fotografia”, devido à profissão dos seus pais, proprietários de um estúdio de fotografia. Começou por estudar na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e durante esse período recebeu o apoio à produção de curtas-metragens do ICAM, com o filme “Hoje Foi Amanhã”, do qual foi argumentista além de realizador.

Participou ainda em diversos festivais onde ganhou alguns prémios, tais como o Fantasporto e o Festival de Cine de Badajoz, na vizinha Espanha, no Festival de Cinema de Arouca e, em 2003, na Alemanha, organizou um conjunto de três exposições, das quais se destaca “@ and Alpha – Superior Via Connection”, uma instalação contemporânea de arte pública na estação de metro Schlump, em Hamburgo.

- PUB -

Após este período, decidiu regressar às suas raízes e muda-se para a cidade de Lisboa, onde decidi aprofundar “os seus conhecimentos de fotografia, vídeo e artes plásticas através de várias exposições, fotografia de moda e retratos de celebridades para revistas e, entre outros, para campanhas de publicidade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -