Investimento de 503 mil euros beneficia utentes desta unidade hospitalar
Os serviços de internamento do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vão passar a beneficiar de uma melhoria no seu conforto térmico, ao abrigo de mais uma intervenção do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para a instalação de fancoils – ventiloconvectores – nestes espaços daquela unidade hospitalar.
Com um investimento de cerca de 503 mil euros, a intervenção será realizada gradualmente de modo “a minimizar o transtorno para os utentes e profissionais” daquele equipamento, tendo a candidatura apresentada pelo centro hospitalar tido como objectivo “a reconversão dos sistemas de produção energética”, para redução dos consumos energéticos e das emissões de CO2, com vista a uma melhoria das condições térmicas do edifício.
De acordo com o hospital, o investimento terá um impacto na redução dos consumos de 310 mil euros ao ano. Ao abrigo deste programa, aquele estabelecimento já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED, melhorou o isolamento das coberturas, substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar e dois ‘chillers’, num investimento superior a 2 milhões e 345 mil euros.
Além da substituição das actuais caldeiras a vapor por equipamentos de condensação, por mais 240 mil euros, aquele espaço está ainda a instalar um campo fotovoltaico de 700 mil euros, estando prevista a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada”, num passo no sentido de modernização daquelas instalações e equipamentos.