Unidade Móvel de Saúde já percorre zonas rurais do município da Moita

Unidade Móvel de Saúde já percorre zonas rurais do município da Moita

Unidade Móvel de Saúde já percorre zonas rurais do município da Moita

Serviço municipal pretende dar resposta a parte da população do território moitense

 

Já está a circular pelo concelho da Moita, desde a última terça-feira, a nova Unidade Móvel de Saúde, numa primeira fase, pelas localidades da Barra Cheia e do Penteado, para a realização de acções junto dos moradores mais envelhecidos ou com problemas de mobilidade nestas áreas rurais do concelho, em resultado de um protocolo de cedência de uma viatura com o ACES Arco Ribeirinho, destinado a todos os que não conseguem deslocar-se aos equipamentos existentes no território.

- PUB -

Anabela Rosa, vereadora que tutela o Gabinete de Intervenção Social, Saúde e Habitação da autarquia, considera que o projecto em curso permitirá a estas populações “que possam ser prestados alguns cuidados ao nível de doenças assintomáticas, com actos como a medição da pressão arterial, da diabetes, controlo de peso, entre outras, inclusivamente na área da literacia em saúde”.

Nesta fase de arranque do projecto, a viatura vai circular por estas localidades com a presença de dois profissionais de enfermagem, um dos quais do concelho, perito em saúde ocupacional, e o segundo do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho. A responsável lembra que com esta carrinha, a autarquia pretende avançar com este projecto-piloto a nível concelhio e de forma quinzenal”.

“Perspectiva-se que este projecto tenha uma boa adesão por parte da população”, adianta a autarca moitense, dado o envelhecimento de boa parte da população. “Estamos já a programar outras localidades para no próximo ano podermos alargar este serviço a outras localidades”, acrescenta.

- PUB -

A Câmara possui ainda um outro protocolo em vigor, com a mesma entidade, cabendo à autarquia ceder uma viatura, para que os enfermeiros possam se deslocar ao domicílio para prestar apoio à população que se encontra doente e que não possa efectuar deslocações. Na Barra Cheia, este serviço vai estar disponível no Largo da Igreja entre as 09h30 e as 12 horas, a 18 de Outubro, 8 de Novembro e a 6 de Dezembro. No mesmo horário, os habitantes do Penteado podem ser observados a 4 e 25 de Outubro, no dia 22 de Novembro e a 13 de Dezembro. Avaliar o valor de triglicéridos e da glicémia capilar, bem como o valor da saturação de oxigénio por oximetria, são outros dos serviços que vão estar ao dispor destas populações.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -