18 Agosto 2024, Domingo

- PUB -
Dia Europeu Sem Carros trava trânsito motorizado na José Mourinho

Dia Europeu Sem Carros trava trânsito motorizado na José Mourinho

Dia Europeu Sem Carros trava trânsito motorizado na José Mourinho

Entre as 9h00 e as 17h00 de 22 de Setembro entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel

 

Setúbal adere mais uma vez ao Dia Europeu Sem Carros, uma iniciativa que decorre entre 16 e 22 de Setembro. Como nas edições anteriores, esta 21ª Semana Europeia da Mobilidade (SEM) obriga a autarquia a promover alterações na circulação de trânsito.

- PUB -

Assim, parte da Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha do Sado, fica reservada a peões, ciclistas e transportes públicos entre as 09h00 e as 17h00 de 22 de Setembro. Esta alteração incide entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, realizando-se nesse local uma exposição de veículos mais amigos do ambiente – viaturas eléctricas, híbridas e modos suaves –, com a hipótese de test-drives.

Segundo a autarquia, no mesmo dia volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projecto “Somos CMS”, que apela aos colaboradores municipais e à população em geral a realizarem de bicicleta o trajecto diário entre a residência e o local de trabalho.

Ainda ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, decorre na Casa da Baía, Casa da Cultura, atendimento do Edifício Sado e noutras instalações municipais, outra acção de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves, com a exibição em contínuo das “Curtas da Mobilidade”, pequenos filmes sobre o tema reunidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

- PUB -

Este ano o tema central da Semana Europeia da Mobilidade é dedicado às “Melhores Ligações”, e apela ao “teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios actuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa”, refere a autarquia em comunicado. Documento onde se acrescenta que “a intenção é consciencializar os actores citadinos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos, nomeadamente estimulando a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes”.

O slogan da campanha da SEM para este ano, e para edições futuras, é “Mix & Move!” – “Combina e Move-te!” na versão portuguesa – e seleccionou como objectivo promover o “transporte multimodal”. A ideia é alargar a utilização de “diferentes modos, ou meios, de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como, entre outros, caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetas e e-scooters”.

“Conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e previsibilidade são apontados como alguns exemplos de vantagens específicas de cada modo de transporte, que a multimodalidade combina para proporcionar soluções de transporte mais eficientes e ajudar a diminuir a pressão do trânsito automóvel”, indica ainda a autarquia.

- PUB -

A saúde e qualidade de vida das populações é igualmente “beneficiada com as soluções multimodais, que também tornam o sector dos transportes, na globalidade, mais ecológico, seguro e eficiente em termos de custos”, acrescenta.

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal lembra que, nos últimos anos, tem realizado “um investimento considerável na área da mobilidade urbana” para implementar medidas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal. É o caso da entrada em funcionamento do Interface de Transportes de Setúbal e a promoção dos modos suaves de deslocação.

Além de ter construído o Interface de Transportes de Setúbal, “foram introduzidos na cidade sistemas de transportes alternativos de micromobilidade eléctrica, com trotinetas e bicicletas eléctricas partilhadas, e requalificadas importantes artérias, as quais passaram a ser mais amigas do peão e a ter ciclovias dedicadas”.

Por fim, a autarquia desvenda que “tem o objectivo de colocar em prática um plano de mobilidade eléctrica que promova a utilização de veículos mais amigos do ambiente que permitam reduzir a poluição atmosférica”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -