Segunda edição vai decorrer no final de Outubro na Biblioteca Municipal e engloba visitas a duas empresas. Inscrições estão abertas
É gratuito, destina-se a empresas, investidores, investigadores, técnicos, empreendedores, associações e público em geral e visa dinamizar a economia no território. Trata-se do Fórum Económico de Palmela, este ano subordinado ao tema “Desenvolvimento Económico num Mundo em Mudança – Empreendedorismo, Criatividade e Capacitação”. Esta 2.ª edição da iniciativa – que foi lançada em 2020 em formato webinar – vai realizar-se nos dias 27 e 28 de Outubro próximo, na Biblioteca Municipal de Palmela.
“No primeiro dia, o programa contará com a participação de diversos intervenientes, que vão abordar temáticas relacionadas com empreendedorismo, criatividade, capacitação e inovação, enquanto que a manhã do segundo dia será dedicada a visitas a duas empresas de diferentes áreas de actuação: a Imeguisa e a Palmanhac”, revela a Câmara Municipal de Palmela, que indica o conjunto de metas a que aponta com a organização do evento.
“Promover o fortalecimento económico, através do desenvolvimento de medidas e acções que apoiem a criação de um ecossistema empreendedor; envolver ‘stakeholders’ com intervenção no território; valorizar o tecido económico; fomentar a fixação de talento e a criação de emprego qualificado, a par da captação de investimento são os objectivos estratégicos do Fórum Económico de Palmela.” A autarquia adianta que, através da iniciativa, pretende ainda “partilhar boas práticas, criar sinergias entre participantes, divulgar as vantagens do trabalho em rede, incentivar a criação de ecossistemas empreendedores e fomentar o ‘upskilling’ e o ‘benchmarking’”.
Temáticas e participantes
A sessão de abertura, pelas 9h00, estará a cargo de Álvaro Amaro, presidente da autarquia, e Nuno Gonçalves, vogal do Conselho de Administração do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Depois será apresentado o tema “Inovação e Criatividade” com José Vale, do IAPMEI, e Rita Sampaio, da Fábrica Moderna. Carla Sousa Santos, da Human Power Hub Braga, e Ana Cristina Rodrigues, da ANHE LVT, vão falar sobre “A Criação de um Ecossistema Empreendedor” e, de seguida, será abordado o tema “Redes de Colaboração” por Alcino Pascoal, da Madan Parque de Ciência, e Paulo Caldas, da AIP Rede EEN. O programa da manhã termina com um debate com Bruno Costa, da Humus Farm.
À tarde, José Luís, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e Hilário Matos, da Câmara de Palmela, debruçam-se sobre a temática “Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem”.
“Capacidade Empreendedora: Experiências e Boas Práticas” será depois o tema a aflorar, com as participações de Frederico Nunes, da DNA Cascais, e Luísa Carvalho, da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), seguindo-se novo debate com Jorge Bastos, da Associação Tempos Brilhantes. A sessão de encerramento do primeiro dia do fórum será feita por Luís Miguel Calha, vereador na Câmara de Palmela. O evento fica concluído no dia seguinte com a visita, durante a manhã, às empresas Imeguisa e Palmanhac.
O fórum é desenvolvido em parceria com o IAPMEI, a Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria, a Madan Parque de Ciência, o IPS, a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e o IEFP. Os interessados podem inscrever-se em https://forms.office.com/r/F9R8526Y9y.