30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioRegionalNuno Canta faz balanço “quase histórico” e admite recandidatar-se

Nuno Canta faz balanço “quase histórico” e admite recandidatar-se

O autarca mostrou no terreno os investimentos em curso, lembrou a “boa gestão financeira” e arrasou a oposição. De permeio piscou o olho ao eleitorado. Área verde de meio hectare vai nascer na zona da antiga estação da REFER

Apesar de sublinhar que a decisão compete à estrutura socialista, Nuno Canta admite estar “disponível” para se recandidatar à presidência da Câmara Municipal do Montijo e até lança a escada ao eleitorado, ao dizer que precisa de “mais um mandato” para concluir a reconversão urbana projectada para o Bairro da Calçada.

- PUB -

A reconversão a que o autarca se referia engloba a construção habitacional a custos controlados no espaço da antiga fábrica do Izidoro – recentemente adquirida pelo município por cerca de 298 mil euros e avaliada em mais de um milhão, onde “grosso modo dá para fazer cerca de 60 habitações de várias tipologias”, avançou – e a requalificação da zona da também antiga estação dos caminhos de ferro, da REFER, onde será criada “uma área verde com cerca de meio hectare”. O protocolo com a REFER “está a ser preparado e deverá ir a reunião de câmara brevemente”, disse o socialista durante uma visita que promoveu, na última terça-feira, a alguns dos mais importantes investimentos que o município tem em marcha, para fazer um balanço da primeira metade deste mandato à Comunicação Social.

Um balanço “extremamente positivo” e “quase histórico”, que reflecte “o bom governo da cidade”, considerou, reforçando: “Tudo o que vimos hoje [terça-feira] é notável e estratégico para a cidade. Temos uma gestão de contas certas, com diminuição de impostos, da dívida da Câmara, do prazo médio de pagamentos a fornecedores, que continuamos a fazer com resultados melhores. Temos boa gestão financeira porque há boas e acertadas políticas no Montijo. São as marcas fundamentais no nosso mandato.”

Ao mesmo tempo, Nuno Canta lembrou os ataques “de algumas oposições”, marcados, vincou, “por várias falsidades”, recusando-se a avaliar a actuação dos opositores. “Como avalio a oposição da CDU e do PSD de 1 a 10? Nem dá para avaliar, porque as oposições tornaram-se redundantes, não têm projectos, não apresentam nada com valia para a cidade. Como se avalia uma coisa destas?”, disparou.

- PUB -

Investimentos em curso

O périplo – que contou com a participação dos vereadores socialistas, dos presidentes de junta de Montijo/Afonsoeiro e Sarilhos Grandes e do tesoureiro da Junta de Atalaia/Alto Estanqueiro-Jardia – iniciou-se nos Paços do Concelho com a observação ao local onde decorrem os trabalhos para instalação de um elevador “todo em vidro”, que garanta o acesso de munícipes com mobilidade reduzida ao edifício. Uma obra orçada em 143 mil euros e que deverá estar pronta “no final do ano”. O edifício da Galeria Municipal também será dotado de equipamento idêntico, mas que “carece de projecto mais elaborado, a concluir talvez nos próximos dois anos”, lembrou o presidente da autarquia.

Seguiu-se uma deslocação à obra da ciclovia que vai ligar a antiga estação da REFER à ciclovia do Pinhal Novo (recentemente inaugurada). Orçada em 726 mil euros e comparticipada em 363 mil ao abrigo do FEDER, a empreitada numa extensão de “cerca de sete quilómetros” é para estar concretizada no início de Março de 2020. Vai ter interligação às ciclovias já existentes, “tal como outra que será construída na zona ribeirinha e que integrará a rede ciclável com ligação ao aeroporto”.

- PUB -

A comitiva de autarcas e jornalistas visitou depois a obra do Jardim das Nascentes junto ao local onde será construída a Casa da Música Jorge Peixinho. A zona verde engloba 3,7 hectares, representa um investimento de 1,2 milhões de euros, comparticipado a 50% pelo FEDER, e tem conclusão anunciada para Março do próximo ano. Já a Casa da Música teve aprovada na última reunião de câmara a abertura do concurso público para execução da empreitada pelo valor de 991 mil euros.

O antigo armazém da SANFER foi a próxima paragem. O espaço foi adquirido por 27 mil e 635 euros e, numa primeira fase, irá albergar “alguns serviços municipais, como serralharia e até a parte de carpintaria, se for possível”.

Seguiu-se a visita à antiga estação da REFER, que irá ser “recuperada como espaço cultural, para que vários artistas possam mostrar as criações”.

A deslocação à antiga fábrica do Izidoro – que, segundo o socialista, “foi a segunda maior da Europa na transformação de carnes e que também teve a maior fábrica de azeite do País, montada por uma empresa de Sevilha, chegando a processar 10 toneladas de azeitonas por dia” – fechou o périplo pelos investimentos.

 

AEROPORTO

Ministros Pedros “têm a mesma capacidade de trabalho

Nuno Canta desdramatizou as recentes declarações de José Luís Arnaut, chairman da ANA Aeroportos, que acusou o ex-ministro das Infra-estruturas, Pedro Marques, de só ter empatado o avanço da construção do aeroporto no Montijo, ao contrário do sucessor, Pedro Nuno Santos, que “em três meses recuperou três anos perdidos”.

“Não encontrei grandes diferenças entre um [Pedro Marques] e outro [Pedro Nuno Santos]. Tivemos grande receptividade de ambos e respostas sempre coerentes. Pedro Marques teve a decisão da localização e do financiamento e, agora, Pedro Nuno Santos decidiu a questão ambiental. Foi a mesma capacidade de trabalho”, defendeu o autarca, acrescentando a concluir: “Da ANA percebo que queria uma decisão mais rápida, mas à luz da lei portuguesa isso não era possível. Foram dados os passos obrigatórios e necessários.”

 

FOTOS ARSÉNIO FRANCO

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -