22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Festa das Vindimas regressa ao normal e encaixa apoio de 75 mil euros

Festa das Vindimas regressa ao normal e encaixa apoio de 75 mil euros

Festa das Vindimas regressa ao normal e encaixa apoio de 75 mil euros

Câmara Municipal aprova atribuição financeira de 50 mil euros, a somar aos 25 mil estimados em logística

 

Cerca de 75 mil euros é o valor global dos apoios – financeiro e logístico – que a Câmara Municipal de Palmela vai atribuir a Festa das Vindimas. A 59.ª edição das festividades de Palmela vai realizar-se de 1 a 6 de Setembro próximo em figurino normal, depois do formato condicionado em que decorreu nos dois últimos anos.

- PUB -

Na última reunião pública de câmara, na passada quarta-feira, o executivo decidiu, por unanimidade, atribuir uma verba de 50 mil euros à Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas. Mas o apoio da autarquia à realização do certame – que classifica como “momento alto de afirmação da identidade e cultura local” – não se fica pelo valor monetário. É que ao referido montante, explica a edilidade, junta-se ainda um “apoio logístico e de recursos humanos”, bem como “a utilização do Cine-Teatro S. João e outros equipamentos municipais”, de “valor estimado em 25 mil euros”.

Ainda na mesma sessão, foi aprovada “a cedência temporária” à associação de festas, durante “o período de 23 de Agosto a 10 de Setembro, de várias ruas da vila de Palmela, para permitir a realização da festa”.

Dos seis dias de celebrações, a autarquia destaca da programação “os espectáculos com artistas nacionais e locais, os concertos das filarmónicas do concelho, o espaço das adegas, a gastronomia, os produtos regionais, a Rampa das Vindimas, o tradicional Cortejo dos Camponeses e os emblemáticos Cortejos das Vindimas”, além da “Gala de Eleição da Rainha das Vindimas [ver caixa]”.

- PUB -

E desta vez com as comemorações a regressarem ao seu figurino mais puro, conforme realça o município. “Após dois anos em que a festa decorreu num formato adaptado à pandemia, Palmela volta a festejar a sua identidade no formato tradicional, homenageando o vinho e a vinha e promovendo o concelho como terra mãe de néctares únicos, mundialmente reconhecidos e apreciados.”

A Festa das Vindimas, lembra a edilidade, “tem contado, desde sempre, com a parceria da autarquia, num reconhecimento da importância do evento no panorama cultural e sócio-económico local”.

Inscrições abertas Autarquia desafia jovens para a eleição de rainha

Um dos atractivos da festa é a eleição da Rainha das Vindimas. E a autarquia lança o desafio às jovens do concelho para participarem no concurso. “As inscrições para o Concurso Rainha das Vindimas 2022 estão abertas até 31 de Julho. Podem candidatar-se jovens entre os 17 e os 25 anos, naturais ou residentes no concelho de Palmela, com conhecimento e paixão pela sua região e cultura, que não tenham concorrido mais de duas vezes consecutivas ou três vezes no total”, faz notar a edilidade. A gala vai realizar-se a 31 de Agosto, no Cine-Teatro S. João, em cerimónia que “dá início à Festa das Vindimas”. As interessadas podem aceder ao regulamento e ao formulário de inscrição em www.festadasvindimas.pt.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -