Micaela sobe ao palco principal no dia 31. Festividades vão animar população e visitantes
As Festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos, estão de volta para animar a população e os visitantes de Alhos Vedros, entre os próximos dias 27 e 31, numa iniciativa que vai arrancar na Praça da República e por onde vão passar diversos artistas, incluindo a cantora Micaela, na noite de encerramento, que sobe ao palco principal destes festejos no Parque das Salinas.
O evento, organizado pela Associação de Festas, conta com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara da Moita, que apoiam as festividades com cerca de 19 mil euros, estando ainda adjudicados 650 euros para a realização de um espectáculo de fados no coreto, no centro da vila. Em declarações a O SETUBALENSE, Artur Varandas, presidente da Junta de Freguesia, diz ter “uma expectativa elevada em relação às festas, até porque teremos aqui o varino ‘O Boa Viagem’ – que já aqui não vinha há muitos anos –, e essa será uma mais valia”, reconhece.
“Temos boas expectativas em relação às festas, que já não aconteciam há dois anos, e contamos com a realização de uma procissão que é das mais importantes da nossa zona”, frisou. “Estamos ainda na expectativa de nos podermos deslocar ao Cais do Descarregador e que a câmara disponibilize à população a possibilidade de ir até esta zona da freguesia, porém, se não for possível vamos optar por o fazer no centro da vila”, disse, tendo realçado que os apoios atribuídos aos festejos deviam ser “mais justos e equitativos”, situação que o presidente acredita que poderá vir a ser melhorada no próximo ano.
Em termos religiosos, o autarca sabe que “as ligações da população a estes eventos são muito importantes, já que as pessoas aderem bastante às procissões, por serem muito religiosas, facto que temos que ter em conta nas decisões que tomamos, sendo que a procissão da Nossa Sra. dos Anjos é das mais importantes na margem sul”, destacou.
Ao longo dos cinco dias festivos, Alhos Vedros deverá receber a visita de milhares de pessoas, tendo em conta a realização do Concurso dos Barcos Engalanados, sendo posteriormente distribuídos prémios pelas embarcações participantes.
“A realização de eventos, dois anos depois e após vários condicionamentos, promete catapultar as iniciativas que se realizam nesta zona do terri- tório, entre as quais, o evento ‘Rock no Cais’, que já está a ser programa- do e tem as bandas participantes já pensadas”, revelou, tendo adiantado que o local deverá acolher ainda uma Feira Gastronómica para “terminar o Verão em grande”.
Na altura, referiu que “o movimento associativo de Alhos Vedros é dos mais fortes do concelho e fazemos questão que as pessoas integrem o maior número de associações que seja possível, para poderem divulgar as suas actividades e conseguirem algum dinheiro, dado que a capacidade económica tem vindo a diminuir com a situação da pandemia”.
Programação marcada por conjunto alargado de eventos
Na primeira data destas festas, os participantes poderão assistir ainda à Bateria e ao Carnaval de Verão da SFRUA – Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense, conhecida como a “Velhinha”, uma Roda de Samba e a actuação de Nélio Pinto, além da habitual presença das tasquinhas e outras animações. Dia 28, sobe ao palco principal os IcyDice e o espectáculo Cantigas de Rua, sendo a noite seguinte preenchida com uma actuação da Banda Roadies.
Para sábado, dia 30, está agendada a 17.ª edição do Grande Prémio de Atletismo, a par de uma caldeirada na zona de estacionamento do Intermarché. Para esta data está ainda prevista uma demonstração de zumba, pelo Ginásio Roque Gym, e a actuação do Grupo de Fados e Baladas de Coimbra, na Praça da República. À noite os festejos estarão a cargo de Rosa Martins. A 31 de Julho, as festas chegam ao fim com a realização de uma eucaristia no Parque das Salinas, seguindo-se, às 18 horas, a Procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos. A noite ficará marcada pela subida ao palco principal da cantora Micaela, seguindo-se o habitual fogo de artifício.