1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAutarquia reforça interculturalidade no concelho

Autarquia reforça interculturalidade no concelho

Para impulsionar a construção de um concelho intercultural que valoriza a singularidade e a diversidade”, a Câmara Municipal da Moita organiza três dias de iniciativas onde se incluem diversas culturas

 

- PUB -

O Festival “Um Só Mundo pela Tolerância” vai para a 2.ª edição, de 13 a 16 de Novembro, para percorrer vários palcos e locais do concelho da Moita.

Promovido no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes e cofinanciamento do Fundo Asilo, Migração e Integração, no dia de abertura o programa arranca às 9h30 no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira. No último dia, a partir das 15h00, há “Mu(N)Danças” com atuações musicais, gastronomia e artesanato, no Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira.

Segundo a autarquia, o objectivo deste festival é “impulsionar a construção de um concelho intercultural que valoriza a singularidade e a diversidade”, isto através de histórias, músicas e sabores que “permitem a partilha de heranças culturais”.

- PUB -

No dia 13, durante a manhã, o Centro de Experimentação Artística, Vale da Amoreira recebe a sessão abertura “InterCULTURAlidades”. Depois da intervenção do presidente da Câmara, Rui Garcia, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, estão previstas várias intervenções ligadas à cultura de inclusão.

 

Festival abre com as intervenções do presidente da Câmara e do Alto-comissário para as Migrações

- PUB -

 

O encerramento está marcado para as 12h15, depois de um espaço de debate e conclusões finais. Segue-se um almoço intercultural.

Da parte da tarde, estão programados Encontros Intergeracionais com a dinamização de actividades pelos participantes dos Projectos Escolhas com intervenção no território. Estes vão decorrer no Lar de Idosos e Centro de Dia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos, e no Lar Pedro Rodrigues Costa – Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.

Dia 14, a manhã é dedicada a actividades interculturais em escolas do concelho. De tarde a Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita, recebe a sessão “A Tua Voz” – Associação Mulheres Sem Fronteiras. No mesmo espaço vai decorrer a sessão de Informação “Lei da Nacionalidade” – Fundação Santa Rafaela Maria, dirigida a cidadãos Nacionais de Países Terceiros.

No sábado 16 de Novembro, a manhã do festival começa no Complexo Desportivo Municipal da Fonte da Prata, com várias modalidades desportivas e interculturais, que se prolongam para a parte da tarde.

O 2.º Festival “Um Só Mundo pela Tolerância” termina com actuações musicais, danças, gastronomia e artesanato.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -