1 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Centenas foram a Benfica e Barcarena homenagear piloto do Barreiro que morreu a apagar fogo [corrigida]

Centenas foram a Benfica e Barcarena homenagear piloto do Barreiro que morreu a apagar fogo [corrigida]

Centenas foram a Benfica e Barcarena homenagear piloto do Barreiro que morreu a apagar fogo [corrigida]

País chorou morte de André Serra. Marcelo, ministro, autarcas, militares e bombeiros marcaram presença nas cerimónias fúnebres

 

Várias centenas de pessoas prestaram ontem e hoje a última homenagem ao barreirense André Serra, 38 anos, comandante-piloto que morreu na passada sexta-feira, quando o avião anfíbio que pilotava no combate a um incêndio no concelho de Foz Côa se despenhou.

- PUB -

As cerimónias fúnebres decorreram na capela da Força Aérea em Benfica – já que foi neste ramo das Forças Armadas que o “bombeiro dos ares”, com a patente militar de capitão, se  formou, passando pela Base Aérea n.°6 (BA6), no Montijo. Da capela, o corpo seguiu esta tarde para o cemitério da Barcarena, em Oeiras, para ser cremado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no velório, no sábado, e hoje voltou à capela em Benfica para assistir à missa de corpo presente. A representar o Governo esteve o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, numas cerimónias que contaram ainda com as presenças do presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, acompanhado pelo vereador Rui Braga, e do padre Jorge Lages Almeida, capelão na BA6, entre muitas outras figuras, civis e das forças armadas.

Já em Oeiras, os muitos bombeiros presentes fizeram guarda de honra à chegada do corpo ao cemitério da Barcarena.

- PUB -

Na rede social Facebook multiplicaram-se mensagens de consternação pelo homem que deu a vida na luta contra o flagelo dos fogos, que têm vindo a assolar o País.

Frederico Rosa foi uma das inúmeras figuras que manifestaram pesar na rede social. “Meu querido André, sempre andaste de sorriso pela vida e de coração grande a fazer o que mais gostas. Foste um filho exemplar para a nossa Lurdinhas, um irmão mais que um pai para a Cristiana e estavas a formar uma família linda com a Catarina. Descansa em Paz e continua a olhar aí de cima por eles”, escreveu o presidente da Câmara do Barreiro.

André Pinotes Batista, deputado à Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, também lamentou a perda de um amigo. “Os meus profundos sentimentos aos teus mais próximos, particularmente, à Lurdes, à Catarina e a toda a tua família, mas também aos amigos a quem nunca falhaste com o teu sorriso sincero e mais pura boa onda. Homenagear-te-emos cuidando que nada lhes falte. No Barreiro, beberemos sempre uma ginja em tua homenagem. Até sempre, puto”, publicou Pinotes Batista.

- PUB -

O combate que André Serra encerrava às chamas a partir dos céus acabou por lhe valer o epíteto de “bombeiro dos ares”.

As causas do despenhamento da aeronave que pilotava estão a ser investigadas. Para esta segunda-feira está prevista uma primeira apresentação de resultados da investigação.

André Serra era casado e deixou duas filhas de 5 e 2 anos. À família enlutada e amigos, O SETUBALENSE endereça as mais sentidas condolências.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -