30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioRegionalEscolas encerram por falta de pessoal auxiliar

Escolas encerram por falta de pessoal auxiliar

A autarquia do Seixal afirma que está a exigir ao Governo urgência no reforço de trabalhadores nas escolas públicas do concelho. Alega que são os alunos e famílias que sofrem as consequências

 

- PUB -

A Escola Básica José Afonso, em Miratejo, Corroios, encerrou na passada quinta-feira por falta de trabalhadores, isto “sem qualquer aviso prévio aos encarregados de educação”, denuncia a Câmara do Seixal, que refere ainda ter esta decisão implicado com a vida normal de mais de uma centena de crianças.

Isto acontece depois de na Aldeia de Paio Pires ter fechado, no início de Outubro, a Escola Básica da Quinta da Courela também por falta de auxiliares, o que veio “prejudicar cerca de 300 crianças”.

Avisa a autarquia em comunicado à imprensa, que “o número de auxiliares em falta nas escolas públicas é neste momento elevado, pelo que o encerramento de outras escolas deste agrupamento pode ser uma realidade”.

- PUB -

O mesmo documento acrescenta que a Câmara Municipal do Seixal “tem alertado sistematicamente o Governo para este problema e solicitado o reforço geral dos trabalhadores na escola pública”.

A condição actual é de um número “manifestamente insuficiente de auxiliares nas escolas da responsabilidade do Ministério da Educação”, situação esta que “tem colocado em causa o normal funcionamento destas infraestruturas e que se nada for feito o problema tende a agravar-se”.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, considera que “não se compreende a inércia do Governo perante esta grave situação que diariamente impede o normal funcionamento das escolas, prejudicando os alunos, as famílias e os próprios trabalhadores que se encontram ao serviço, que ficam com uma sobrecarga de trabalho”.

- PUB -

“Esta situação não pode persistir e carece de uma intervenção imediata por parte do Governo, pois é a segurança das crianças que está a ser colocada em causa e o normal funcionamento da escola pública”, acrescenta o autarca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -