Música, largadas de toiros e sardinhada chamam à Festa de Confraternização Camponesa
As festas das tradições locais estão de volta ao concelho de Alcochete depois da interrupção devido à pandemia covid-19. As festividades cruzam as três freguesias e, a primeira a receber os costumes populares, é a de São Francisco com a 48.ª edição da Festa de Confraternização Camponesa, até 5 de Junho.
Este ano, a Festa de Confraternização Camponesa representa um desafio maior para a organização que assume ter sido este evento “um pouco mais difícil de organizar”, porque só foi avisada “tardiamente” que era possível a realização da mesma.
“Mas ainda assim foi possível organizar as nossas festas”, afirma Armindo Mira, presidente da Associação de Festas.
Adianta a associação das festas que estas apostam numa programação diversificada onde não falta muita animação musical; dia 5 o palco é de Jorge Guerreiro, que encerra a festa.
Além das actuações musicais, acontecem eventos desportivos, e hoje, 3 de Junho, há largadas de touros às 19h00 e também 30 minutos depois da meia-noite. Largadas que voltam no sábado às 18h00 e às duas da manhã de domingo. Mas ainda no sábado, às 00h00, todos são chamados à Noite da Sardinhada.
Organizadas desde 2003 pela Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, estas festividades realizaram-se pela primeira vez no ano de 1973, mas têm a sua origem nas festas camponesas em honra de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, na altura padroeira da freguesia e dos seus camponeses.