A equipa do litoral alentejano, que fez uma época irrepreensível, superou todos os obstáculos que lhe surgiram pela frente e na próxima época vai jogar na Proliga.
O Basquete Clube de Santo André, ao vencer o Vasco da Gama por 73-64, no jogo da final disputada no Pavilhão Municipal n.º 1 do Montijo, sagrou-se campeão nacional da 1.ª divisão masculina de basquetebol.
No primeiro período, o encontro decorreu de forma equilibrada mas com ligeiro ascendente do Vasco da Gama. No segundo, a equipa alentejana, revelou mais eficácia e aproveitando as falhas adversárias foi-se distanciando no marcador, saindo para o intervalo a vencer por 39-27.
No regresso dos balneários, a equipa nortenha (Porto) entrou melhor e começou a reduzir a desvantagem. O Santo André passou um mau bocado e viu mesmo o seu adversário chegar ao empate (58-58) a cerca de quatro minutos do fim.
Os últimos instantes foram marcados pela emoção e intensidade das duas equipas na entrega pela conquista da vitória mas esta acabou por sorrir para a formação de Vila Nova de Santo André, que terminou assim a época em beleza.
Diante Bah com 20 pontos, 13 ressaltos, uma assistência e dois desarmes de lançamento foi a grande figura da equipa, mas Ronald Rousseau (19 pontos) e Pedro Santos (17 pontos) também estiveram em evidência.