Primeira edição do evento “Constrói o teu futuro!” quer ajudar jovens a procurarem o seu trabalho na região
A Feira de Formação e Emprego Barreiro-Moita termina esta quinta-feira, na zona da Avenida Marginal, numa iniciativa onde se encontram vários stands, acompanhados por demonstrações de profissões junto do público mais jovem, embora a iniciativa seja direcionada também a desempregados, com a realização de um vasto conjunto de workshops na sede do Centro Náutico Moitense, e que culmina esta tarde com a realização de um encontro de empresários no edifício dos Paços do Concelho, tendo atraído a esta zona do território centenas de pessoas.
A sessão de abertura contou com as presenças dos dois presidentes das autarquias moitense e barreirense, Carlos Albino e Frederico Rosa, respectivamente, e da representante do conselho de administração da Rumo, Rute Pires. O presidente da autarquia que acolhe a iniciativa, começou por destacar a realização desta primeira feira, tendo realçado que uma das prioridades do presente executivo passa por “dar as condições necessárias para proporcionar aos jovens emprego e qualidade” no território.
Carlos Albino reconhece que a primeira abordagem ao mercado de trabalho, a nível local, seja uma tarefa difícil, facto que leva à desmotivação e a que muitos decidam “procurar respostas noutros locais”. Para o edil é fundamental conseguir fixar a juventude no território, de modo a que esta percorra “o caminho de desenvolvimento económico que ambicionamos”, realçou.
“É com este objectivo, integrado nesta rede de empregabilidade, que a aposta na articulação com o sector empresarial [pretende] implementar o acesso ao emprego através da captação de ofertas e de melhoria das competências”, acrescentou, tanto para a população mais jovem, como para os adultos que se encontrem em situação de desemprego.
O autarca sublinha que a feira pretende “criar um espaço de divulgação das respostas formativas e de qualificação, bem como oportunidades de emprego a nível local, em estreita colaboração com recrutadores e com o tecido empresarial, reforçando a interligação entre as escolas, os centros de formação, a edilidade e as empresas, para a criação de respostas de melhor empregabilidade”. O edil destacou ainda que o presente executivo “vai continuar a promover a empregabilidade para pessoas com deficiência, em colaboração com as várias entidades do concelho e da nossa região”.
O presidente do município barreirense, por sua vez, defendeu que “o maior investimento que podemos fazer é em nós próprios, na educação e formação, independentemente da idade, e para isso são precisos parceiros, relações, network, tentarmos estender as nossas redes e ter em quem acredite em cada um”.
Frederico Rosa sublinhou que o mais importante “é acreditarmos em nós próprios e esta feira é um pouco a imagem de tudo isso, é estar na rua com toda a gente, com pessoas que querem participar, ajudar, instituições e escola pública, com instituições privadas e com pessoas que nos podem estender a mão e abrir um caminho”. O responsável disse ainda não ter dúvidas de que, na Moita ou no Barreiro, “as cidades só são fortes se tiverem mais qualificações e gente com […] maior ambição […] em fabricar talento”.
Rute Pires, também responsável pela Rede de Empregabilidade Barreiro-Moita, por sua vez, destacou que “este é um sonho que já nasceu há muitos anos e que surgiu após uma reunião de pessoas que decidiu montar esta feira virada para o rio”, afirmou, realçando que há vários anos são realizados fóruns locais dedicados ao desenvolvimento local e às questões para o desenvolvimento do rio Tejo e empresarial, situação agora alcançada.
A responsável lembrou que esta é uma iniciativa que foi construída ao longo de anos, com várias entidades da área da formação e empresas que agora vêm o evento tornar-se uma realidade, dado a sua importância “para os jovens conseguirem aqui descobrir o seu caminho e para os menos jovens obterem o seu emprego”, frisou.
Ofertas de trabalho melhoram qualificação profissional
António Pereira, vereador moitense responsável pelos pelouros da Educação e Assuntos Sociais, em declarações a O SETUBALENSE, afirmou que o evento “consegue ter um triângulo de diferentes ramos de actividade, que passa pelos processos de oferta de trabalho, qualificação profissional e de apoio aos desempregados, bem como de suporte aos projectos de vida das pessoas”, para que “sejam integradas no mercado de trabalho ou voltem a redefinir o seu projecto de vida ou profissional”.
O certame, sublinhou, conta atrair “toda uma comunidade e está direcionado para as pessoas desempregadas e para os jovens que estejam à procura da sua oferta formativa, mas também para que os empresários criem o emprego local e tenham uma forma de se aproximar das equipas que acompanham os desempregados”, sublinhando a presença na feira de empresas de recrutamento e de trabalho temporário, assim como associações locais para atrair a comunidade de ambos os concelhos e, deste modo, “conseguirem a sua oportunidade”.
Já a autarca do Barreiro responsável pelas mesmas áreas, Sara Ferreira, destacou que o evento pretende ajudar ambos os municípios “a perceberem o que podemos fazer em conjunto, para melhorar a empregabilidade […] com actividades que proporcionem aos jovens, ferramentas para conseguirem aceder ao mercado de trabalho”.
O evento, que chega hoje ao fim, conta igualmente com a presença da ETPM – Escola Técnica Profissional da Moita, para promover a sua oferta formativa no próximo ano lectivo, a par dos estabelecimentos de ensino do concelho, para que os presentes possam levar adiante os seus projectos de vida da melhor forma possível.