Fomentar novas propostas artísticas que tenham como elemento central do discurso a intervenção
O Parque Urbano do Seixal recebe o Festival de Maio nos dias 27 e 28, a partir das 21h00. Trata-se da terceira edição de um projecto que volta a trazer ao concelho do Seixal nomes consagrados da música nacional e estrangeira.
Tem ainda por objectivo “fomentar novas propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção – desde a política à crítica social, do activismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais, dos direitos à autodeterminação e à Paz”.
De iniciativa da Câmara do Seixal, e com direcção artística do músico Luís Varatojo, o programa inclui, a 27 de Maio, concertos com a brasileira Bia Ferreira, Dillaz e Jorge Palma. No dia 28, actua o brasileiro Luca Argel, Valete convida Phoenix RDC, e Goran Bregović, da Bósnia e Herezgovina.
À semelhança da edição de 2021, serão produzidos vídeo-poemas que pontuarão os intervalos entre as actuações do palco principal, em que artistas de diferentes áreas são convidados a interpretar poemas marcantes de cunho interventivo. Este ano o festival conta com a participação de José Luís Peixoto, Manuel Wiborg, São José Lapa, Ana Deus e Cátia Oliveira (A Garota Não).
“O Festival do Maio homenageia o legado da música de intervenção e mostra novos valores em que o tema da luta por uma sociedade mais justa e pela Paz, continua a estar actual no País e no Mundo”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.