“A voz dos Alunos”

“A voz dos Alunos”

“A voz dos Alunos”

23 Maio 2022, Segunda-feira
Deputada do Partido Socialista Círculo Eleitoral de Setúbal

A escola contribui efetivamente para a formação dos seus alunos e para a participação destes na sociedade. O espaço que proporciona ao aluno a oportunidade para aprender de forma segura, saudável e a desenvolver o sentido critico para a participação ativa, é sem dúvida a escola.

Há necessidade de transformações, na forma de organizar os processos de ensino e aprendizagem, para que os problemas do insucesso escolar, abandono escolar e exclusão escolar sejam menorizados.

- PUB -

Partindo do reconhecimento do Estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento. A Iniciativa do Ministério da Educação “A voz dos alunos” promove medidas, para que as nossas escolas escutem, valorizem e promovam a participação e o envolvimento dos alunos na vida da escola.

Este projeto multidisciplinar, que se iniciou finais de 2016, dirigido aos diferentes graus de ensino e desenvolvido em parceria com as equipas das bibliotecas escolares, enquadra a cidadania e democracia para a garantia dos direitos humanos.

Conhecer, respeitar e celebrar os direitos humanos, são valores que advêm de projetos como “ A voz dos alunos”.

- PUB -

Este projeto iniciou se com uma reflexão sobre o currículo. Para que serve a escola; O que levou ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; O que se espera que a escola desenvolva em termos de cidadania, para que seja uma comunidade mais inclusiva, em que todos e todas tenham um papel na definição do seu currículo, na forma como são integrados nas suas aprendizagens.

Desde o primeiro ciclo até ao secundário, as escolas criam espaços de auscultação dos alunos acerca do seu currículo, como aprendem, como são avaliados, o que os motiva para estarem na escola, como é que a aprendizagem se torna mais apelativa e mais eficaz.

São iniciativas como estas que desempenham um contributo determinante, na afirmação de uma cultura de participação democrática dentro da escola, ajudando-nos ao mesmo tempo a perceber, o que podemos fazer para aprofundar as estratégias de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolar.

- PUB -

Não se faz cidadania se não se ouvir a voz dos alunos!23

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -