Trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, sendo que visitas ao espaço museológico sadino são gratuitas
O Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe até ao próximo dia 2 de Julho a mostra “Latoaria”, cujos trabalhos expostos nasceram pelas mãos de Olga Jóia, de 84 anos, e de Jorge Varandas, de 69 anos.
As visitas ao espaço museológico sadino, no qual está retratada a arte e o ofício da latoaria, são gratuitas. A mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.
Os trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, tendo contado na inauguração, na passada segunda-feira, com a exibição de um documentário audiovisual sobre os dois latoeiros.
A iniciativa é a primeira de um novo projecto de âmbito cultural, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, designado ‘Ciclo de Artes de Ofícios’, que pretende dar contemporaneidade a profissões tradicionais.
Na inauguração, Pedro Pina, vereador da Cultura na autarquia sadina, enalteceu a importância de manter viva a arte de antigos ofícios. O autarca frisou que ainda é possível encontrar este ofício em Setúbal, destacando a tendência de recuperação da profissão, tendo em vista a sustentabilidade ambiental.
Na sua intervenção, Pedro Pina reconheceu igualmente a relevância destes trabalhos estarem expostos no Museu do Trabalho Michel Giacometti, local instalado numa antiga fábrica conserveira setubalense, onde estão representados os três sectores de actividade económica.