Associação é uma das responsáveis pela organização da Semana do Mar e do Pescador, evento que decorre até 22 de Maio
O ano de 2022 é particularmente especial para a Mútua dos Pescadores, ao celebrar oito décadas de actividade. Fundada em Julho de 1942, por iniciativa do Almirante Henrique Tenreiro, tornou-se a primeira Cooperativa de Seguros de Portugal. Até ao próximo dia 22 de Maio, é uma das associações de pescadores a integrar as celebrações da “Semana do Mar e do Pescador”, evento no qual faz também parte da organização.
As celebrações, que ocorrem no Parque Urbano de Albarquel desde a passada quarta-feira, pretendem homenagear os pescadores do Distrito de Setúbal, assim como todos aqueles que estão envoltos na profissão.
Da pequena pesca artesanal a primeira Cooperativa de Seguros
Inicialmente, a Mútua dos Pescadores dedicava-se, sobretudo, à pequena pesca artesanal, funcionando no âmbito da Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP), organismo que enquadrava corporativamente todos os pescadores portugueses, obrigados a inscrever-se nas Casas dos Pescadores dos respectivos portos.
Após o 25 de Abril de 1974, as organizações corporativas foram desmanteladas. Desta forma, a revolução proporcionou à associação as condições necessárias para o seu desenvolvimento e democratização, permitindo que crescesse e consolidasse a sua situação económica, com o aumento das coberturas e regalias. Já em 2004, a empresa adequou os seus estatutos à forma cooperativa e transformou-se na primeira Cooperativa de Seguros de Portugal.
Um dos marcos mais representativos da sua evolução foi a adaptação dos seus estatutos ao código cooperativo, reforçando o carácter mutualista e mantendo os princípios de funcionamento democrático e humanista.