27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaReabilitação da Capela de São João Baptista vai chegar aos 450 mil...

Reabilitação da Capela de São João Baptista vai chegar aos 450 mil euros

A Câmara de Palmela acerta cooperação com a Diocese de Setúbal para a reabilitação do imóvel. Álvaro Amaro considera que “o município ganhou pouco com o protocolo”

 

- PUB -

A Câmara de Palmela vai assinar um protocolo de cooperação com a Diocese de Setúbal para assegurar a reabilitação e requalificação da Capela de São João Baptista.

A autarquia vai promover candidaturas a programas de financiamento comunitário, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Plano de Acção de Regeneração Urbana do Centro Histórico (PARU) para a realização de obras de reabilitação e de requalificação da Capela de São João Baptista.

O protocolo de cooperação e comodato permitirá que a autarquia de Palmela utilize o equipamento durante 25 anos e o presidente Álvaro Amaro não conteve o desabafo: “O município ganhou pouco com este protocolo, pois apontava-se para 250 mil euros no início da candidatura, mas o investimento actual atingirá os 450 mil euros”. Ainda assim, o autarca confirmou que o município vai avançar. “Vamos fazer a candidatura considerando a importância do imóvel localizado no centro da vila”, justificou.

- PUB -

A capela encontra-se em avançado estado de degradação, nomeadamente no exterior do imóvel, onde são visíveis diversas fendas, e teve de ser vedado pela Câmara, por questões de segurança.

 

Casa Mãe do Património

- PUB -

 

O vereador Luís Miguel Calha apresentou a proposta de protocolo, considerando que a capela “vai ser a Casa Mãe do Património Histórico e Religioso de Palmela e da região”. O autarca do Turismo destaca “a importância estratégica da capela para uso pela comunidade com a criação de um espaço museológico permanente dedicado à Arte Sacra, exposições, conferências, recitais e artes performativas”.

Na proposta apresentada refere-se que a capela “possui azulejaria de ‘tapetes’ policroma e trabalhos de decoração em brutesco de ouro, que datam da segunda metade do século XVII”.

A proposta foi aprovada por unanimidade.

O edifício foi construído em 1655 por frei Jerónimo de Brito e Melo, classificado com valor concelhio, que a Câmara irá reabilitar e pertenceu à Ordem dos Hospitalários de São João de Jerusalém ou Ordem de Malta, e é propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria e São Pedro de Palmela da Diocese de Setúbal.

Quando ocorreu o terramoto de 1755, a capela passou a ser a sede paroquial, em substituição da Igreja de Santa Maria, localizada no Castelo de Palmela.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -