Espectáculo vai estar na Sala Experimental a 9 e 10 de Abril, em que no sábado arranca às 21 horas e no domingo às 16 horas
O espectáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, com criação, dramaturgia e interpretação de Sara Barros Leitão, vai estar na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) a 9 e 10 de Abril, no sábado às 21h00 e domingo às 16h00.
Na descrição da peça, o TMJB, avança que “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” é um título “roubado clandestinamente a um texto do livro Novas Cartas Portuguesas, que dá o mote para este espectáculo”.
O ponto de partida foram os “documentos dos arquivos do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, que teve o seu primeiro congresso em 1979, no qual estiveram presentes mais de nove mil mulheres”.
O espectáculo viaja até à primeira greve das criadas em Portugal, no século XIX, e depois atravessa todo o Estado Novo, e vem até aos dias de hoje. Sozinha em palco, Sara Barros Leitão vai contar as lutas das empregadas domésticas ao longo do tempo, dos seus desafios de mobilização e organização, e as histórias dessas mulheres, tantas vezes invisíveis, mas cujo trabalho é essencial.