28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalCâmara aprovou novo Plano e Orçamento para 2019

Câmara aprovou novo Plano e Orçamento para 2019

Autarquia na senda da recuperação e consolidação económica-financeira. Neste aspecto, está entre as melhores de todo o país

O executivo da Câmara do Seixal aprovou, no passado dia 7 de Agosto (GOP), as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019. Este importante instrumento da gestão autárquica mereceu os votos dos eleitos da CDU e a abstenção dos do PS e Bloco de Esquerda, bem como do independente Manuel Pires.

- PUB -

As GOP terão de ser agora ractificadas em Assembleia Municipal, já marcada para 4 de Setembro. Lembre-se que, em Novembro do ano passado, este mesmo órgão rejeitou o documento, o que causou um certo transtorno à gestão da CDU, que disso se vem lamentado ao longo dos últimos meses.

Joaquim Santos, presidente da autarquia seixalense, declarou que é agora possível “concretizar a opção gestionária, valorizando centenas de trabalhadores da autarquia e o desenvolvimento de vários investimentos importantes que irão contribuir decisivamente para a consolidação desta nova fase de grande desenvolvimento económico e social no concelho, com a execução de um vasto conjunto de projectos e acções de grande impacto na valorização do território e na qualidade de vida das populações”.

As GOP para 2019 prevêem uma verba de 137,6 milhões de euros e reflectem a consolidação financeira da autarquia, apesar de consagrarem uma evolução crescente dos indicadores do investimento público. O resultado líquido do exercício de 2018 ascende a 19,6 milhões, o que coloca o Município do Seixal entre os nove melhores de todo o país neste capítulo.

- PUB -

Finalmente a Piscina de Paio Pires

As áreas ligadas ao ambiente, cultura, educação, desporto, transportes e serviços urbanos são as privilegiadas apontando ao desenvolvimento estratégico do Município do Seixal. Disso são exemplos o lançamento dos concursos das obras do Centro de Dia do Casal do Marco, da construção do Lar de Idosos de Fernão Ferro e da creche da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.

A educação terá outras condições com a requalificação e alargamento das escolas da Aldeia de Paio Pires e Quinta de Santo António, além de outros quatorze estabelecimentos escolares, assim como o novo Jardim de Infância da Quinta de S. Nicolau.

- PUB -

Amora com o seu Centro Cultural

No ambiente, os esforços vão para a segunda fase da construção do Parque Urbano do Seixal e o lançamento da primeira fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade. Por sua vez, na cultura merecerão atenção o concurso para a edificação do Centro Cultural de Amora e do Centro Internacional da Medalha Contemporânea. Há também muito a fazer no domínio desportivo, como a conclusão do Pavilhão da Mundet, o prosseguimento do Complexo Desportivo de Santa Marta do Pinhal, a abertura do concurso para a construção do Pavilhão de Fernão Ferro e a construção da Piscina de Paio Pires.

Avançará também o concurso para a construção da Loja do Cidadão de Amora e para o Cemitério de Fernão Ferro.

Seja como for, as expectativas estão agora orientadas para a ractificação, pela Assembleia Municipal, nos princípios de Setembro, do Plano e Orçamento. O que deverá acontecer, se o espírito de voto dos partidos não se alterar até então.

 

J.A.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -