Moção aprovada em reunião de câmara a propósito do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
A promoção da igualdade de género na área da Ciência foi apontada como uma necessidade pela Câmara Municipal de Setúbal na moção apresentada na reunião pública da passada quarta-feira, “a propósito do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, assinalado a 11 de Fevereiro.
A proposta, apresentada pelo Partido Social Democrata (PSD), refere que “no caso de Setúbal, mais especificamente da Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico de Setúbal, 37,5% dos cursos são coordenados por mulheres”.
Um passo importante passaria por “se tentar perceber a percentagem de mulheres que frequentam os cursos e a de docentes mulheres que existem em cada um deles”.
É igualmente referido na moção que, “de acordo com dados recentes de um estudo realizado pela UNESCO, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de género no campo da ciência se torne uma realidade”.
O relatório da UNESCO, intitulado “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática”, revela que “menos de 30% dos investigadores no mundo são mulheres e que o número de mulheres reconhecidas como líderes em sociedades de alto prestígio permanece abaixo do que se desejaria”.