Desafios para descobrir as origens e património da cidade de Almada à beira Tejo

Desafios para descobrir as origens e património da cidade de Almada à beira Tejo

Desafios para descobrir as origens e património da cidade de Almada à beira Tejo

As visitas são gratuitas, livres, acompanhadas por especialistas ou por voluntários, entre 14 e 15 de Maio

 

O Open House Lisboa (OHL) está de regresso a Almada em mais um desafio para revelar a cidade através dos seus ícones arquitectónicos. A 11.ª edição deste programa proporciona aos visitantes livre acesso a diversos espaços históricos, contemporâneos, privados ou públicos, no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio.

- PUB -

Para descobrir onde começa e acaba a identidade da cidade, o visitante pode percorrer o território, sendo guiado por um roteiro que “desvenda características de luz, cor, escala, materiais ou padrões que têm origens geográficas, sociais, culturais e simbólicas”, refere a Câmara de Almada.

“A partir do diálogo e da experimentação é promovida a aproximação à arquitectura, que sustenta uma cidade vivida com todas as suas particularidades identitárias”, acrescenta.

As visitas são gratuitas, algumas com a condição de reserva prévia, e com três formatos à escolha: livres, acompanhadas por especialistas ou por voluntários. Voluntários estes que podem viver o OHL por dentro, desde que se inscrevam até 22 de Abril; os requisitos são ter mais de 16 anos, espírito de equipa, interesse pela arquitectura e história da cidade.

- PUB -

“O OHL precisa de uma família que espalhe entusiasmo pelas ruas da cidade de Almada. A família de voluntariado vai conhecer, experimentar e explorar a cidade, guiando o público através de visitas aos espaços escolhidos pelo atelier Aurora Arquitectos”, indica a autarquia.

O programa, que inclui visitas ao interior dos edifícios, foi também pensado para permitir a acessibilidade adaptada a pessoas invisuais ou com baixa visão, pessoas surdas ou com deficiência cognitiva.

Foram também concebidos programas Júnior com actividades que desafiam os mais novos, e modelos Plus que enriquecem a experiência com concertos, projecções, performances, exposições, instalações ou workshops.

- PUB -

Vão existir também passeios sonoros orientados por narrações, com cariz mais histórico ou poético e percursos urbanos a pé acompanhados por especialistas. A organização aconselha a que sejam feitas reservas pelo uma semana antes do evento, consultando a lista de espaços disponíveis para visita e os horários no Site oficial do OHL.

O Open House Lisboa é dinamizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural – EGEAC e a Câmara Municipal de Almada. A 11.ª edição é comissariada pelo atelier Aurora Arquitectos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -