Contigo todos os dias

Contigo todos os dias

Contigo todos os dias

, Deputada do PCP
14 Fevereiro 2022, Segunda-feira
Paula Santos

A questão central que se coloca no imediato é dar resposta aos problemas mais prementes que afetam os trabalhadores, o povo, a região o País, em matéria de salários, pensões, saúde e habitação. Estas são as prioridades de ação e intervenção do PCP.

Não há desenvolvimento, nem progresso assente numa política de baixos salários. A valorização do trabalho, dos trabalhadores e dos salários é o caminho. É emergente o aumento de todos os salários, incluindo do salário mínimo nacional e dos salários médios, bem como a revogação da caducidade da contratação coletiva. Aumentar os salários é a solução para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e das duas famílias, para fazer face ao aumento de preços de bens essenciais, para combater a pobreza e para dinamizar a atividade económica, em particular para apoiar as micro, pequenas e médias empresas.

- PUB -

A recuperação do poder de compra dos pensionistas e reformados é fundamental para garantir-lhes condições de vida e dignidade. As baixas pensões de reforma são reflexo dos baixos salários. É justo que depois de uma vida de trabalho, as pensões de reforma dos idosos sejam aumentadas e valorizadas.

Ficou comprovado que o Serviço Nacional de Saúde é a solução para assegurar o direito à saúde a todos os utentes. Reforçar a sua capacidade, seja através da adoção de soluções para contratar e fixar profissionais de saúde, da valorização das suas carreiras e remunerações, seja pelo investimento na modernização de equipamentos e na requalificação/construção de instalações, é o que permite assegurar a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes e a realização de consultas, cirurgias, exames e tratamentos a tempo e horas. Na nossa região, a falta de investimento na saúde está patente no elevado número de utentes sem médico de família, no sucessivo adiamento da construção do Hospital no Seixal, na necessidade de construção de inúmeros centros de saúde.

As dificuldades no acesso à habitação têm-se vindo a agravar. Os custos com a habitação são exorbitantes face aos baixos rendimentos auferidos pelas famílias. É cada vez mais difícil para os jovens autonomizarem-se e prosseguirem a sua vida. Garantir o direito à habitação exige uma intervenção do Governo, na construção e disponibilização de habitações públicas e na garantia de estabilidade no arrendamento e preços compatíveis com os rendimentos das famílias.

- PUB -

Sabemos bem porque o PS não queria soluções e queria eleições. Queria ficar de mãos livres para concretizar as suas opções de subordinação aos interesses do grande capital e de submissão à União Europeia. Quem não escondeu a satisfação com a maioria absoluta do PS, foram os patrões, deixando bem claro os interesses que o PS serve.

O PCP não vira as costas à luta. Assume o compromisso da defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Os trabalhadores e o povo contam com o PCP, na denúncia dos problemas concretos e na apresentação de soluções para a sua resolução. Contam com a intervenção do PCP, todos os dias ao lado dos trabalhadores e do povo, pela melhoria das condições de vida e pelo reforço dos direitos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -