7 Maio 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo agiganta-se no fim-de-semana

Pinhal Novo agiganta-se no fim-de-semana

Festival internacional promete atrair milhares

 

- PUB -

O Festival Internacional de Gigantes (FIG) vai animar a vila do Pinhal Novo no próximo fim-de-semana com um total de 30 espectáculos, desde teatro de rua, marionetas, músicas do mundo, circo, dança a gigantones, que prometem atrair milhares de visitantes.

A 10.ª edição do evento arranca pelas 20h00 de sexta-feira, 5, junto à estátua dos gigantes, na Praça da Independência, e prolonga-se até domingo.

O certame, bienal, “é uma referência maior no cartaz cultural da região e do país”, afirmando-se como “uma festa que germina o sonho e o imaginário em públicos de todas as idades”, considera Luís Miguel Calha, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Palmela.

- PUB -

As ruas do Pinhal Novo vão ser invadidas por gigantes, bombos, formas animadas, gaiteiros e máscaras, num cruzamento das artes tradicionais com as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. Este ano, destaca o autarca, o FIG vai contar com “espectáculos de companhias oriundas de sete países: Espanha; Brasil; China; Argentina; Portugal; Síria e Marrocos”.

Da programação, a autarquia destaca “a música árabe dos Al-Bashirah, os espectáculos ‘Papers’ do Xarxa Teatre, ‘Olea’, pelo Visitants Teatro (Espanha), e ‘Calor’, de Jean Philippe Kikolas, de Espanha”. Mas realça igualmente “os espectáculos ‘Oyun’, pelo El Fedito, da Argentina, ‘Insomnio’, pelo Teatro do Mar (Portugal), e o ‘O2 Oxigen’, pela PIA/Long Fung (Portugal/China)”. À animação juntam-se também os espaços onde será possível degustar a gastronomia regional.

“A integração do FIG na rede internacional EFFE – European Festivals, Festivals For Europe –, que reúne festivais de 45 países europeus, no seguimento de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Palmela, representa o reconhecimento deste como um dos maiores festivais europeus”, afirma Luís Miguel Calha sobre o certame que insere-se ainda na candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da música.

- PUB -

O certame é organizado pela Câmara Municipal em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, Acção Teatral Artimanha (ATA), Associação Juvenil COI e Projectos de Intervenção Artística (PIA).

“Com esta iniciativa o município e os seus parceiros afirmam o selo da enorme qualidade da actividade cultural no concelho, numa aposta num modelo participado de organização”, vinca o vereador a concluir.

 

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -