Dirigente desportivo e empreendedor nascido em Sarilhos Pequenos morre aos 66 anos
Faleceu no passado dia 3, com 66 anos de idade, o presidente do 1.º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Orlando Santos, fundador, no ano de 1993, da Orsifor – Centro de Formação Profissional da Moita, vítima de “paragem cardiorrespiratória”, apurou o O SETUBALENSE.
Considerado “uma força viva” da região, através da sua “participação activa no desenvolvimento da península de Setúbal”, o responsável foi também, em 2006, conhecido por dar origem à Escola Técnica Profissional da Moita.
Na rede social Facebook, tanto aquele estabelecimento de ensino como o Colégio Corte Real, lembraram que o “dirigente de coração” do clube, “apaixonado pela sua terra natal” – a freguesia de Sarilhos Pequenos –, foi “um grande empreendedor, cheio de paixão e entusiasmo por cada ideia e por cada projecto”, acrescentando que “a sua energia continuará bem viva através dos nossos ideais”.
Também a União de Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, endereçou à família e aos amigos, as suas condolências pelo falecimento do dirigente desportivo, figura “incontornável” que considera nunca ter deixado de “pugnar pelo desenvolvimento […], em múltiplos projectos de empreendedorismo”, dos quais “é impossível excluir a vertente associativa”, refere o órgão autárquico.
“Sonhador, visionário, pleno de determinação, alargou horizontes e lutou arduamente pelos seus ideais e objectivos, nos quais envolvia quantos se lhe associassem”, recorda a União de Freguesias.
“Não é apenas Sarilhos Pequenos que fica mais pobre com este desaparecimento, é toda uma vasta região, os seus amigos e consórcios”, conclui. O funeral de Orlando Santos teve lugar na última quinta-feira, na Moita, no cemitério do Alto de S. Sebastião.