Moita já tem 60% da população vacinada contra o vírus da gripe

Moita já tem 60% da população vacinada contra o vírus da gripe

Moita já tem 60% da população vacinada contra o vírus da gripe

Reunião da Protecção Civil revela aumento considerável de casos covid no concelho

 

A Comissão Municipal de Protecção Civil da Moita reuniu recentemente, durante uma sessão que teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, para analise à situação pandémica no município, que, segundo a autarquia, tem vindo a registar “um aumento considerável” do número de novos casos Covid-19.

- PUB -

Na mesma altura e além da informação sobre a evolução da pandemia, foram igualmente divulgados os números relativos à taxa de vacinação contra a gripe. “Além da alta taxa de cobertura da vacinação covid, o concelho da Moita está [também] no bom caminho na inoculação contra a gripe, com 59% da população vacinada” desde o início da campanha, à data do último dia 15.

Além do presidente da autarquia, Carlos Albino, estiveram ainda presentes nesta reunião o Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, assim como representantes dos Bombeiros Voluntários da Moita, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública. A estes juntaram-se ainda elementos da Autoridade Marítima, da Autoridade de Saúde do Município da Moita, o director do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, o Gabinete Técnico Florestal Barreiro-Moita e, ainda, todos os presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho.

Entretanto, na última semana e no âmbito da “Vacinação SNS Local”, a câmara informou que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu “alargar a possibilidade de vacinação contra a gripe nas farmácias também a pessoas com 60 ou mais anos”. Assim, todas as pessoas com esta idade “podem agora dirigir-se às farmácias aderentes do município, sem necessidade de prescrição médica, para que lhes seja administrada gratuitamente a vacina contra a gripe”.

- PUB -

 

Vacinação alargada a um maior número de farmácias

O município considera que “esta medida contribui para a vacinação de um conjunto mais alargado de pessoas incluídas em grupos prioritários para vacinação contra a gripe, definidos pela DGS”. No âmbito do protocolo anteriormente assinado, entre a autarquia e a Associação Nacional de Farmácias, mantém-se a vacinação gratuita de pessoas com mais de seis meses e menos de 60 anos, que tenham patologias crónicas.

- PUB -

A lista de farmácias aderentes foi, entretanto, actualizada e inclui agora, em Alhos Vedros, a Farmácia Tágide e a Farmácia D’Avó, na Quinta da Fonte da Prata, assim como as farmácias Gusmão e Portugal. Na Baixa da Banheira, os estabelecimentos aderentes incluem as farmácias Nunes, Parreira, Aliança, Aquémtejo, Nova Fátima e Cardoso.

Na Moita, o acordo contempla a Farmácia União Moitense e, no Vale da Amoreira, a Farmácia do Vale e a Farmácia Jordão Pedrosa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -