Decisão surge na sequência do decreto do Governo, que ditou o encerramento dos estabelecimentos de ensino, no período entre 3 e 7 de Janeiro
No âmbito do decreto do Governo, que dita o encerramento das escolas na semana de 3 a 7 de Janeiro, face à evolução da pandemia, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Barreiro informou que foi identificado em cada Agrupamento do concelho, um estabelecimento de ensino que manter-se-á aberto até 10 de Janeiro – data prevista para o recomeço das aulas –, de modo a acolher filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro daquele município.
Nestes incluem-se ainda os filhos de bombeiros voluntários, elementos das forças armadas, trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas, entre outros considerados “essenciais” e cuja prontidão e mobilização sejam fundamentais.
De acordo com a câmara municipal, daquela lista de estabelecimentos fazem parte a Escola Secundária Alfredo da Silva, assim como as escolas básicas D. Luís Mendonça Furtado, Telha Nova, Álvaro Velho, Santo António – junto à igreja –, assim como a Escola Básica da Quinta Nova da Telha.
A estes equipamentos educativos, juntam-se ainda a Escola Secundária Augusto Cabrita e a Escola Básica com Secundário de Santo António da Charneca.