Restaurante situado no concelho do Montijo prepara festa com bolo e música ao vivo
Conhecido pela especialidade de ossos carregados, o restaurante Casa dos Ossos, estabelecimento centenário sediado em Sarilhos Grandes (Montijo), na Praça da Liberdade, que desde 1952 se dedica à confecção desta iguaria gastronómica – com um interregno entre 2012 e 2016 –, ano em que reabre ao público a 1 de Dezembro, completa este mês cinco anos de actividade, com gerência de Beatriz Ribeiro.
O negócio familiar foi iniciado pelos pais – Cândido Ribeiro e a mulher –, que, juntos, decidiram levar por diante esta actividade até à actual gerente concluir os seus estudos, ficando desde então responsável pela gestão do espaço de restauração. Os proprietários classificam 2020 como “um ano completamente anormal, por tratar-se de um período que ficou marcado pela fase pandémica, em que muitos negócios se mantiveram mais parados”.
Ainda assim, a Casa dos Ossos esforçou-se por manter os seus postos de trabalho, aderindo ao desafio do ‘take-away’. “Íamos pelos concelhos de Palmela e Barreiro”, recordam. “Nessa altura tínhamos três carros a trabalhar, com três máquinas de multibanco e ainda hoje mantemos essa forma de trabalho”, afirmam.
Com a pandemia, o restaurante teve que se adaptar e conseguiu arranjar uma nova forma de continuar em funcionamento, tendo já retomado o seu normal funcionamento. “Não foi fácil, [até porque] trabalhar em ‘take-away’ não é o mesmo que exercer a actividade no estabelecimento”, lembram. “O consumo no restaurante é totalmente diferente do que numa entrega, onde só se paga o prato”, sublinham.
A meta principal foi evitar o desemprego e facturar o suficiente para manter os pagamentos em dia. Desde que reabriu, o restaurante está agora com uma dinâmica mais activa e com um novo serviço de entregas Uber. “Neste momento estamos a preparar os grupos que fazem almoços e jantares comemorativos de Natal e já estamos a trabalhar com um maior fluxo de visitantes”, acrescenta Cândido Ribeiro. “Vamos comemorar o nosso aniversário tal e qual como comemoramos todos os anos, portanto, o objectivo de convidar os clientes que queiram participar nesta data é sempre um sucesso, porque normalmente ao terceiro/quarto dia, o restaurante está sempre esgotado” e “há sempre pessoas que querem cá vir”, realça.
Dar a conhecer produto único com serviço familiar
Cândido Ribeiro adianta que a data festiva inclui este ano música ao vivo, com Chico Moreno, e a oferta de bolo de aniversário, sendo que a festa se prolonga até à meia-noite.
“Depois destes cinco anos fomos reconhecidos pela TVI, que nos integrou num dos seus programas dedicados à gastronomia, para nos felicitar e dar a conhecer o nosso mérito e produto único que são os ossos carregados”, assinala a gerência, que agradece aos seus fornecedores – em especial ao dos ossos –, por assegurar o abastecimento do restaurante com “produtos de qualidade”, o que só é possível “com a excelente equipa que temos e que tentamos manter, para poder dar o nosso atendimento personalizado e familiar”, garante.
Disponíveis na quadra natalícia que se aproxima estarão quatro menus, para dar a escolher aos clientes da Casa dos Ossos (933 008 005).