27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaArtistas de renome agradam aos pinhalnovenses

Artistas de renome agradam aos pinhalnovenses

A 22ª edição das Festas do Pinhal Novo foi ontem apresentada com um cartaz de artistas de renome como Diabo na Cruz, Augusto Canário, Sangre Ibérico, Adriana Lua e Virgul

 

- PUB -

 

O palco da Praça da Independência receberá um leque de artistas que agradam aos pinhalnovenses, durante os festejos que se realizam de 06 a 11 de Junho.

No dia de inauguração irá actuar a banda “Diabo na Cruz”, e no dia 7 subirá ao palco o humorista Augusto Canário, seguindo-se o Festival Nacional de Folclore, que inclui ranchos folclóricos da freguesia, Casa do Povo, Rurais da Lagoa da Palha e Arredores, Danças e Cantares de Olhos de Água e Rancho da Herdade de Rio Frio e grupos folclóricos convidados da Barra Cheia, Riachos do Ribatejo, Cantares do Minho, Vale Paraíso da Azambuja e os Amigos de Monte Negro do Algarve. Na  Noite da Popular FM, no dia 9 subirá ao palco a banda “Sangre Ibérico”. A artista brasileira Adriana Lua subirá ao palco no dia 10 e o encerramento das festas estará a cargo de Virgul.

- PUB -

No programa das Festas Populares são também destaques as  seis largadas de toiros, o piquenique caramelo, a procissão, os grupos corais, as marchas populares, as danças de salão, as sevilhanas, o encontro de danças e os bailaricos. A Associação aposta também na vertente desportiva como o futsal, a pesca, a ginástica, os jogos tradicionais, BTT, atletismo e caminhada.

O presidente da Associação das Festas, Herlander Vinagre, sublinhou “as nossas festas mobilizam gentes e vontades para o melhor programa, que contou com uma equipa de que sinto orgulho”. E destacou que o “cartaz deste ano apresenta os azulejos da estação de Pinhal Novo, que fazem parte da história desta terra”.

“As festas são populares e feitas pelo povo”

- PUB -

O presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Manuel Lagarto, explica que as “festas do Pinhal Novo são populares, porque são feitas pelo povo e nestes 22 anos continuam a inovar e a despertar o interesse da população e dos visitantes”. O autarca continua a “garantir o apoio de 7 mil euros, largamente ultrapassado no apoio logístico”.

“Fazemos parte da festa”

O presidente da Câmara de Palmela destacou o início da apresentação com a música da SFUA, onde “estamos fortemente empenhados na candidatura de Palmela a cidade criativa da música”. Para o edil “Pinhal Novo é uma terra feliz não só pelo desenvolvimento económico e sustentável, mas sem pôr em causa as suas tradições caramelas e ferroviárias”. Álvaro Amaro considerou “o programa eclético numa festa de fraternidade inclusiva e intercultural e a autarquia identifica-se com esta linha de trabalho porque fazemos parte e estamos na festa”.

Para o presidente palmelense “as festas vão continuar a fazer história no futuro”.

As Festas Populares de Pinhal Novo envolvem um orçamento de 275 mil euros, com um apoio monetário da Câmara de 14 mil euros, sendo o apoio logístico superior a 38 mil euros.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -