Recordando um dos muitos setubalenses de mérito João Francisco Envia

Recordando um dos muitos setubalenses de mérito João Francisco Envia

Recordando um dos muitos setubalenses de mérito João Francisco Envia

15 Novembro 2021, Segunda-feira
Custódio Pinto

Natural de Setúbal, nascido no dia 10-07-1919, na Freguesia da Nossa Senhora da Anunciada, num dos bairros típicos do concelho; “Troino”.

Aos 11 anos, foi empregado na antiga e celebre papelaria Campos no Largo da Misericórdia e em 1948 estabeleceu-se com o seu próprio estabelecimento, a sua pérola: a papelaria “Rubi”, na Rua Arronches Junqueiro, próximo do Largo da Misericórdia.

- PUB -

Setubalense de gema e grande defensor e lutador dos problemas da cidade e da região da Costa Azul.

Fez parte de algumas coletividades desportivas e culturais, no Vitória Futebol Clube, Clube Naval setubalense, Associação dos Socorros Mútuos Setubalense, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Setúbal, Clube de Amadores de pesca de Setúbal da Seção de Pesca do Vitória e da FNAT, hoje INATEL.

Colaborador na imprensa local, dos seguintes jornais: Distrito de Setúbal, Gazeta Setubalense, Voz de Palmela, O Setubalense, O Correio de Setúbal, Nova Vida e Viva Setúbal.

- PUB -

Editou alguns livros e muitas crónicas sobre a sua e nossa cidade: “Defendendo Setúbal” (1992); “Crónicas Sadinas” (1996); “Setúbal a Princesa do sado (1997); “Setúbal a mui notável” (1999); “Setúbal a cidade dos Leais Vassalos” (2000). Nos aniversários dessas coletividades, que o fazia com muito carinho e amor.

E aqui deixo uma das quadras do perfil, que o seu amigo Rui Rocha lhe dedicou:

É cronista de Valor

- PUB -

Com livros que dizem bem

Todo o apreço e amor

Que A Setúbal tem

E assim recordo mais um Embaixador de Setúbal, um setubalense de mérito, com o reconhecimento da sua obra.

Paz à sua Alma

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -