28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade mostra desenhos que fazem ver

Cidade mostra desenhos que fazem ver

A Festa da Ilustração de Setúbal começou como um grito pela liberdade de expressão e é assim que a autarquia quer que ela se mantenha. Cristina Sampaio é a artistas convidada numa festa que vai ter trabalhos de Tignous, um dos assassinados do Charlie Hebdo, e do veterano Manuel Lapa

 

- PUB -

 

 

Em Janeiro de 2015 o semanário francês Charlie Hebdo foi atacado por terroristas fundamentalistas, um ataque onde foram mortas 12 pessoas, entre elas cartunistas do jornal e, entre estes, Tignous. A Festa da Ilustração, em Setúbal, começou em Junho daquele mesmo ano e na edição de 2019, um dos pontos fortes é precisamente a mostra de ilustrações de Tignous.

- PUB -

São trabalhos escolhidos pela viúva do cartunista francês, a convite de ilustradora Cristina Sampaio. “Aceitou com muito gosto”, afirmava ontem a artista contemporânea que é a convidada da edição deste ano com a exposição “Linha Clara” que vai estar em duas salas da cidade: Casa da Cultura e Casa D’Avenida.

A Festa da Ilustração, que vai continuar a interrogar “É preciso fazer um desenho”, vai ter abertura oficial ao bater das 24h00 de 31 de Maio para 1 de Junho. Para além de Cristina Sampaio e Tignous terá também trabalhos de Manuel Lapa.

Para o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, a interrogação lema da festa “vai ter de continuar”. Aliás, na sua opinião o que se mantém desde a primeira edição como interrogação “precisa de passar a afirmação; “É preciso fazer um desenho!”, diz, isto para continuarmos a acreditar que o desenho explica muito daquilo que se passa no mundo”. Considera Pedro Pina que “continuamos em tempo de resistência”; tempo daqueles que “criam e continuam a transmitir a liberdade de pensamento e forma de olhar o mundo”.

- PUB -

 

Tignous, ilustrações de uma força muito particular

 

Opinião idêntica foi apresentada por João Paulo Cotrim, curador da Festa da Ilustração. “Parecia-nos que tínhamos conseguido a derradeira conquista da liberdade, mas estamos longe disso”. E neste contexto destacou os trabalhos de Manuel Lapa, “um veterano de saia justa e salto alto que é politicamente incorrecto”.

Desafiante é entendido também o trabalho de Cristina Sampaio que, amiga de Tignous, interpreta o trabalho do ilustrador como de “força muito particular” ao mesmo tempo entende que a exposição das ilustrações deste autor na Festa da Ilustração “significa a homenagem a todos os ilustradores do Charlie Hebdo. Tignous está presente na Festa da Ilustração com a exposição “Ilustrar a Liberdade”, dividida entre o Museu do Trabalho Michel Giacometti e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Um dos destaques na edição deste ano é o crescimento da exposição “Ilustração Portuguesa”, que, revelou João Paulo Cotrim, teve um número recorde de inscrições. Adiantou ainda o curador que “além dos ilustradores clássicos, que continuam a trabalhar e têm conseguido de alguma forma renovar-se, também recebemos inscrições de novos ilustradores. A adesão foi incrível e bateu recordes”.

Uma das referências do certame deste ano é a mostra de trabalhos de ilustradores portugueses que se destacaram em 2018 e 2019. Vai estar patente na Biblioteca de Azeitão e num dos novos espaços expositivos do certame, a galeria Lapso, na Rua Arronches Junqueiro.

A renovada Livraria Culsete, outro espaço que se estreia como núcleo expositivo da Festa da Ilustração, acolhe uma nova rubrica, “Desenhos nos Livros”, com trabalhos da jovem ilustradora e designer Mariana Malhão.

Outra novidade na edição 2019 é o prolongamento de algumas exposições, que vão ficar patentes durante três meses. Diz o vereador Pedro Pina que esta “é uma forma de dar a conhecer o trabalho dos ilustradores durante mais tempo”.

O autarca destacou ainda a presença de novos ilustradores de Setúbal ao lado de nomes nacionais nesta Festa da Ilustração que, defende “nunca vai abdicar da liberdade que esta própria festa dá”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -