O dérbi entre as duas equipas para a Proliga, que foi adiado devido ao mau tempo, está agora marcado para o dia 17 de Novembro
Barreirense e Galitos seguem em frente na Taça de Portugal depois de terem vencido o Esgueira e o Ginásio Olhanense, respectivamente, em jogos realizados na passada segunda-feira, dia 1 de Novembro, a contar para a 1.ª eliminatória da segunda fase.
O Barreirense venceu o Esgueira por 69-66 num jogo em que andou sempre à frente do marcador mas teve que suportar a natural reacção do adversário, que acabou por vender cara a derrota.
A equipa do Barreiro chegou ao intervalo com cinco pontos de vantagem (39-34) que aumentou no terceiro período (55-47) de nada valendo o esforço final da formação aveirense na última fase do encontro.
No próximo domingo o Barreirense volta a competir para a Proliga deslocando-se ao Pavilhão Fidelidade onde defronta o Benfica B, pelas 19 horas.
O Galitos, a jogar também em casa, derrotou o Ginásio Olhanense por 88-64. Depois de uma primeira parte equilibrada, que terminou com o resultado de 36-34, o Galitos embalou na segunda parte para uma vitória indiscutível por números bem dilatados, seguindo assim em frente na competição.
No Galitos será de destacar a exibição do americano Levi Giese que obteve 23 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e três roubos de bola.
Para a Proliga, no próximo sábado, às 18 horas, o Galitos recebe no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, o Queluz em jogo a contar para a quinta jornada da competição.
De registar, entretanto, que o dérbi entre Barreirense e Galitos que se deveria realizar no sábado, dia 30 de Outubro, foi adiado para 17 de Novembro, devido ao mau tempo.
GDESSA ganha em Guimarães
Para a Liga Feminina o GDESSA Barreiro, que na jornada anterior havia sofrido em Carcavelos a primeira derrota no campeonato, regressou às vitórias em Guimarães.
A equipa barreirense, apesar de jogar no reduto adversário, impôs-se e acabou por triunfar por uma margem de 14 pontos, que não deixa dúvidas em relação ao vencedor (76-62).
A formação da margem sul do Tejo entrou bem na partida e chegou ao fim do primeiro período a vencer por 19-11, no segundo período fez o parcial de 15-11 e foi para o intervalo a ganhar por 34-22.
Na segunda parte continuou por cima e dilatou a vantagem que à partida para o derradeiro período era de 20 pontos. A equipa vimaranense teve uma ligeira reacção mas não conseguiu evitar a derrota.
No GDESSA, que está em quinto lugar apenas a um ponto da segunda posição e com menos um jogo, destacaram-se nesta partida Letícia Soares com 19 pontos, 13 ressaltos e um roubo de bola, assim como Leonor Serralheiro e Briana Green ambas com 14 pontos, Márcia Costa (13) e Maianca Umabano (12).
Na próxima jornada, a 6 de Novembro, às 15 horas, o GDESSA defronta no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, o CAB Madeira, um dos segundos classificados.
Clinic Internacional
No último fim-de-semana decorreu o Clinic Internacional do Barreiro, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, onde esteve presente o vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Pereira. O evento contou com a participação de 100 treinadores, técnicos da modalidade de basquetebol do distrito e não só.
De destaque, a participação de Américo Santos, seleccionador nacional das selecções femininas de 3×3, e Aíto García Reneses, conceituado treinador espanhol, que regista 9 campeonatos espanhóis, 5 Copas del Rey e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, entre outros troféus.