Segunda participação do coro sadino no Film Fest voltou a ter música e direcção do maestro Jorge Salgueiro
Na passada quinta-feira, no Fórum Luísa Todi, no âmbito do “Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo de Setúbal”, o Coro Setúbal Voz tornou a musicar ao vivo um filme mudo, desta vez “Terje Vigen” de 1917, realizado por Victor Sjöström a partir do poema épico de Henrik Ibsen, com música da autoria de Jorge Salgueiro, que também dirigiu o coro sadino.
Em 2019, decorreu a primeira edição do Film Fest, que contou com a participação do Coro Setúbal Voz, musicando o filme italiano “L’Inferno” de 1911, de Francesco Bertolini, Giuseppe de Liguoro e Adolfo Padovan, baseada em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.
A autoria da música e a direcção também estiveram a cargo de Jorge Salgueiro.
Em 2004, foi descoberta uma cópia em nitrato colorida com intertítulos em Alemão. A partir desta cópia o restauro digital foi levado a cabo em 2016 pelo Swedish Film Instutite, usando-se em complemento um negativo duplicado anterior. Os intertítulos em norueguês são originais da época. Os tons matizados e coloridos do filme foram recriados usando-se a cópia de nitrato como referência.
Baseado no poema épico de Henrik Ibsen, publicado em 1857, o que imediatamente nos apercebemos em Terje Vigen, é o poder das suas imagens, conseguindo alcançar um equilíbrio emocionante entre narrativa elementar e cenas ousadas, usando o poder da natureza para aumentar a intensidade do enredo.
Ao transformar o poema em imagens, o filme alcançou grande prestígio na Suécia e no mundo, sendo considerado como o ponto de partida da idade de ouro do cinema escandinavo.
O espectáculo contou com a presença da conselheira cultural da Embaixada de Suécia, Maria Linder.
Nos próximos dias 27 e 28 de Novembro, no Fórum Luísa Todi, irão ocorrer dois espectáculos intitulados “Animais, Bichos e Criaturas”, com a participação das três estruturas que compõem a Associação Setúbal Voz: o Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal.