Formação na Biblioteca da Moita juntou professores, encarregados de educação e animadores culturais
Iniciou-se no passado sábado, na Moita, nas instalações da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, a formação gratuita “Laboratório de Contador de Histórias”, ministrada por Rodolfo Castro, numa iniciativa promovida pela autarquia local.
A primeira sessão contou com a participação de duas dezenas de docentes, encarregados de educação e animadores culturais, permitindo a todos “reflectir e experimentar” – com elementos teóricos e prácticos –, sobre a forma como deve ser estimulado o desenvolvimento de habilidades de leitura e de contar histórias.
Com esta acção, os formandos puderam ainda obter outros conhecimentos, tais como “melhorar as formas de ler em voz alta e de narrar”, assim como “questionar as prácticas habituais de leitura e da narração de contos”.
No decorrer desta iniciativa, os participantes conheceram também alguns dados históricos sobre a leitura e a literatura infantil, os primeiros contos do mundo, o porquê da leitura em voz alta e as semelhanças existentes com a narração oral. Outros dos temas abordados no primeiro encontro foram o conceito de criança, a linguagem infantil e o desafio da literatura, para além das prácticas erradas e alguns conselhos a adoptar.
Ao longo do laboratório são ainda apresentados modelos de trabalho corporal, vocal, textual e expressivo, tendo como objectivo final “desenvolver actividades de leitura e narração oral”.