A monitorização promovida na Unidade Móvel de Saúde abrange os sinais vitais (temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial), glicémia e Índice de Massa Corporal (IMC)
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) vai estar na próxima quinta-feira junto aos Pinheirinhos, em Pinhal Novo, para a realização de vários rastreios à população com mais de 55 anos, entre as 10 e as 12 horas. “Trata-se da iniciativa ‘Bem-estar e Saúde Digital’, integrada no programa do ‘Outubro Maior’”, revela a Câmara Municipal de Palmela, que realça os exames disponíveis para os munícipes.
“A monitorização inclui os sinais vitais (temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial), glicémia e Índice de Massa Corporal (IMC)”, faz notar a autarquia. Ao mesmo tempo adianta que os participantes poderão ainda “esclarecer dúvidas sobre como emitir o certificado digital covid-19, através do projecto ‘Clique Sem Idade’”.
O município lembra que estes rastreios foram iniciados no passado dia 7 em Palmela. E depois da monitorização de quinta-feira em Pinhal Novo, a iniciativa prosseguirá noutras freguesias do concelho. “Até ao final do mês, a UMS vai ainda estar junto ao Centro Social de Quinta do Anjo, dia 21, e junto ao jardim de Poceirão, dia 28, sempre das 10 às 12 horas.”
Esta é uma das acções que fazem parte do programa “Outubro Maior”, cuja edição deste ano é subordinada ao tema “A importância do Cuidar ao longo da vida, numa sociedade mais digital”. Nesse âmbito, a Câmara Municipal de Palmela salienta que, ao longo de todo este mês, juntamente com os parceiros locais, “proporciona um conjunto de actividades dirigidas à população idade+ (sénior) e famílias do concelho, nas áreas da cultura, actividade física, saúde e formação, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de Outubro)”.
“O ‘Outubro Maior’ – em conjunto com a Recepção à Comunidade Educativa e o Dia Internacional das Cidades Educadoras 2021 – integra a campanha ‘Educação com sentido é ir no sentido de todos’”, sublinha a autarquia, a concluir.