Cerca de 4,4 milhões de toneladas foi o total de carga movimentada pelo Porto de Setúbal entre Janeiro e Agosto deste ano, o que representa “um crescimento de 3,4% “ face ao período homólogo de 2020, revelou a administração da infra-estrutura portuária.
“Neste aumento destaca-se a carga geral fraccionada, que cresceu 38,3%, superando o valor total de 1 milhão de toneladas”, faz notar a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, sem deixar de realçar que esse tipo de carga “tem em grande parte origem ou destino à indústria pesada, o que constitui um sinal de retoma da produção do tecido industrial nacional e regional”.
A carga Ro-Ro “também se evidencia, num panorama de recuperação industrial, tendo sido movimentadas até Agosto 164 mil viaturas”, o que se traduz num “crescimento de 18%”, destaca ainda a administração. “Desse número 114 mil viaturas foram exportadas, ou seja 70% do total movimentado”, adianta.
A concluir, a administração assume que “o Porto de Setúbal consolida a sua posição como grande plataforma de apoio às empresas exportadoras da região e do País”, tendo em conta os números alcançados ao nível de carga exportada que atingem “cerca de 54% do total movimentado”.