29 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Novo Interface de Transportes na Praça do Brasil entra em funcionamento a 16 de Setembro

Novo Interface de Transportes na Praça do Brasil entra em funcionamento a 16 de Setembro

Novo Interface de Transportes na Praça do Brasil entra em funcionamento a 16 de Setembro

Inauguração representa “o ponto alto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade”, que arranca no mesmo dia

 

O novo Interface de Transportes de Setúbal, situado na Praça do Brasil, vai ser inaugurado na próxima quinta-feira, dia 16, representando “o ponto alto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade”.

- PUB -

O aguardado momento, agendado para as 10 horas, simboliza um importante passo para a mobilidade setubalense, ao permitir o transbordo fácil e rápido de passageiros entre o transporte ferroviário – da CP e Fertagus -, e o rodoviário (futuramente da NEX), assim como “para a qualidade ambiental do concelho”.

Com uma área de quase 3 500 metros quadrados, o Terminal Interface conta com uma “capacidade para vinte autocarros” e um parque de estacionamento subterrâneo, com lotação para 122 veículos ligeiros, referiu a autarquia em comunicado.

Num total de quase 4,5 milhões de euros, a construção foi comparticipada por fundos europeus de 50% sobre o valor elegível de 2 milhões e 250 mil euros, resultado de uma candidatura ao Portugal 2020, no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano.

- PUB -

O projecto, designado de PAMUS 01 – Interface de Setúbal, enquadra-se na estratégia de mobilidade para a cidade, consubstanciada no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal.

A edificação da estação intermodal arrancou em Abril de 2019, no momento em que a autarquia sadina aprovou em reunião de câmara a abertura de um novo concurso público para a sua execução.

As obras, consignadas à empresa Alexandre Barbosa Bocage, arrancaram no final desse mesmo ano, com a execução de trabalhos preparatórios, como a instalação do estaleiro, colocação de vedações, demolição de muros e transplantação de árvores para outros locais da cidade.

- PUB -

De forma temporária, no período de execução da intervenção, os passageiros tiveram de desembarcar no terminal edificado na zona da Várzea. Isto, porque o Grupo Arriva tomou a decisão de encerrar, em Fevereiro do presente ano, a antiga estação de ‘camionagem’ na Avenida 5 de Outubro, por considerar que as suas condições já não permitiam à empresa desenvolver a sua actividade em pleno.

No entanto, o equipamento instalado na zona do Bairro do Liceu continuará em funcionamento, com o objectivo de complementar o serviço prestado no Interface, de forma a não sobrecarregar a estação intermodal de transporte ferroviário e rodoviário.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -