30 Junho 2024, Domingo

- PUB -
Rivalidades Bairristas: o São Domingos e os Amarelos

Rivalidades Bairristas: o São Domingos e os Amarelos

Rivalidades Bairristas: o São Domingos e os Amarelos

A história dos pequenos clubes de bairro é repleta de acontecimentos. De factos passados de boca em boca que se transformam e modificam ao gosto do “freguês”, com cada um a dar o seu cunho pessoal à narrativa: todos sabem como acaba, mas ninguém sabe a origem! Assim foi também na rivalidade entre o São Domingos e o Grupo Desportivo “Os Amarelos”, clube fundado no dia 1 de março de 1956 no Bairro Santos Nicolau.

 

- PUB -

Os dois bairros distam poucas centenas de metros um do outro com apenas o cemitério a dividi-los. Ambas as coletividades participavam assiduamente nos torneios populares que se realizavam em grande número nas décadas de 80 e 90. E a rivalidade começa nestes torneios populares, eventos com grande fervor nos jogos e muita “porrada”.

 

Parece que tudo teve início num torneio, em 1984, no campo dos Amarelos, numa confusão durante uma partida, com o árbitro (que era dirigente dos Amarelos) agredido por jogadores do São Domingos irritados pelas suas decisões “caseiras”. Resultado: dirigentes e jogadores do São Domingos impedidos de entrar nas instalações do clube do Bairro Santos Nicolau.

- PUB -

 

A partir daí, só picardias: o São Domingos a recusar-se a participar em torneios nos quais estivessem também os Amarelos; boicotes; acusações mútuas de roubar jogadores. Assim foi durante décadas! Mas as pessoas começavam a questionar o porquê de continuarem de costas viradas: “Já são outras pessoas a frente dos clubes, já passou tanto tempo!”.

 

- PUB -

Em 2013, trinta anos desde o corte de relações, os presidentes da altura decidiram pôr de vez fim a tudo isto. Mas não foi fácil: as visitas cruzadas nas sedes um do outro foram vividas com um misto de receio e expectativa. Correu bem, ambos se fizeram sócios do clube um do outro e atualmente trabalham juntos em prol do desporto popular na cidade de Setúbal.

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -